.........

Oscar do agronegócio

.........

Fonte: Suinocultura Industrial

O produtor rural Edson Tonioli, da Cooper A1, foi o grande vencedor do PRÊMIO EMPREENDEDOR RURAL COOPERATIVISTA 2011 – também chamado de “Troféu Aury Luiz Bodanese”, entregue no último sábado, no Centro de Convenções Tabajara em Chapecó. O produtor havia conquistado a mesma posição na primeira edição do prêmio, em 2008.

O evento reuniu 300 pessoas e foi prestigiado pelo presidente e vice-presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster e Neivor Canton; pelo presidente da Organização das Cooperativas do Estado de SC (Ocesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Marcos Antonio Zordan; pelo presidente do Movimento Catarinense por Excelência (MCE) André Gaidzinski; pelo prefeito em exercício Itamar Agnoletto; pelo secretário de Estado da Agricultura João Rodrigues; o vice-presidente oeste da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), Américo do Nascimento e pelo diretor técnico do Sebrae/SC, Anacleto Ângelo Ortigara, entre outras lideranças.
Conhecido como o “Oscar do agronegócio”, o Troféu Aury Bodanese reconhece o desempenho de produtores que se tornaram empresários rurais e adotaram práticas diferenciadas, melhorando a qualidade de vida e a renda sem agressão ambiental. Participaram dessa terceira edição propriedades rurais de produtores associados a sete das 13 cooperativas filiadas ao sistema Coopercentral Aurora. O prêmio é uma iniciativa da Coopercentral Aurora, do Sebrae/SC, Sescoop, Senar e MCE.
O prêmio é concedido ao empresário rural que ingressou na atividade antes de dezembro de 2005, tenha domicílio fiscal na área de abrangência da cooperativa, comprove regularidade fiscal, faça parte de cooperativa filiada à Coopercentral e tenha participado integralmente do Programa Qualidade Total Rural (QT Rural).O programa é desenvolvido pela Coopercentral Aurora, Sescoop, Senar e Sebrae.
O presidente da Ocesc, Marcos Zordan, destacou que a inclusão das mulheres no processo de profissionalização rural foi essencial para o sucesso da iniciativa. “Estamos mudando a cabeça do produtor, que não pede mais aumento de preço, pede melhoria de processos”, comemora. O presidente do MCE, André Gaidzinski, realçou que a busca da qualidade é um processo de inclusão e superação onde não há exclusão nem concorrência. O secretário João Rodrigues, da Agricultura e Desenvolvimento Rural, lembrou que um aviário gera mais riquezas e impostos que uma microempresa. O presidente da Coopercentral Aurora, Mário Lanznaster, assinalou que os produtores rurais estão aproveitando a capacitação proporcionada pelas Cooperativas, Sebrae, Sescoop e Senar e se transformando em empresários rurais.
Classificação Geral

O primeiro lugar na classificação geral do PRÊMIO EMPREENDEDOR RURAL COOPERATIVISTA 2011 ficou para Edson Tonioli da Cooper A1; o segundo lugar foi conquistado pelo produtor Jonas Guerra da Copérdia e o terceiro ficou para Alencar J Post da Auriverde.

Prêmios por cooperativas

Cooperalfa – Recebeu a premiação Ouro a Empresa Rural Tansini de Quilombo; a premiação Prata foi para a Empresa Rural Família Eckert e Palu de Guaraciaba e a premiação Bronze ficou para o Sitio Alvorada de Ivo Domingos Pertussatti, de Coronel Martins.
Auriverde – Na Cooperativa Auriverde os vencedores foram: Ouro para o produtor Alencar James Post, de Cunha Porá; Prata para Agroempresa São Gabriel de propriedade de Loivo Felimbertie do município de Maravilha e Bronze para Antonio Marcos Grünwaldt de Tigrinhos.
CooperA1 – Recebeu a premiação Ouro o produtor rural Edson Tonioli, de Palmitos; a premiação Prata foi para Irmãos Schlickman, de Itapiranga e Bronze para Itamar Fiorese, de Palmitos.
Copérdia – A Fazenda Guerra de Jonas Guerra, de Ponte Serrada recebeu a premiação Ouro, a Granja JGR de Jaimin Resmin, de Concórdia recebeu o prêmio Prata e a Granja Rogowiski de Giovani Rogowoski, também de Concórdia, conquistou a premiação Bronze.
Cooperitaipu – O prêmio Ouro foi para Celso Flavio Donida da Família Donida, de Serra Alta; o Prata foi para a Empresa Rural Maldaner de Antonio José Maldaner, do município de Pinhalzinho e a Empresa Rural Bella Vitta de Luiz Carlos Bernardi,do município de Modelo, recebeu o prêmio Bronze.
Coperio – Os vencedores da Coperio foram: Prêmio Ouro para Antoniazzi e Família, representado por Hildenor Antoniazzi, de Herval do Oeste. O prêmio Prata para Recanto das Pedras, de Valdir Deitos do município de Joaçaba e o Bronze para o Sítio Bernardi, também de Joaçaba, de propriedade de Leocir Bernardi.