OPORTUNIDADE – Imea apresenta Projeto Rentabilidade no Meio Rural e ganhadores do prêmio Sistema Famato em Campo

 

Divulgação

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) realiza na quinta-feira (10/12), a partir das 13h30, e na sexta-feira (11/12), das 8h às 17h, a apresentação do Projeto Rentabilidade no Meio Rural e as sete propriedades rurais destaque no Prêmio Sistema Famato em Campo. Das sete propriedades duas serão escolhidas para uma apresentação de seus cases de sucesso na Universidade Estadual do Kansas, nos Estados Unidos. O evento será no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT) e é voltado para produtores rurais, agências de fomento e empresas do setor que fizeram a inscrição de participação.

Na quinta-feira, o evento começara às 14h com a palestra com a diretora sênior de Produtos e Serviços Agrícolas da CME Group – Bolsa de Chicago, Susan Sutherland, com o tema "Gerenciando o Mercado da Soja num Mercado Global de Incerteza". Ela vai abordar os riscos no mercado de soja, enfatizando a bolsa, as novas soluções e contratos de opção de soja para América Latina.

Susan é responsável pelo gerenciamento do portfólio de contratos de grãos e oleaginosas para a troca. Trabalha com as diversas áreas funcionais dentro CME Group, bem como clientes de câmbio incluindo importadores de commodities, empresas comerciais, associações de agricultores e comerciantes de commodities. É bacharel em Economia Agrícola, mestrado em Economia Agrícola e MBA pela Universidade de Illinois.

O segundo momento, às 15h, será conduzido pelo gestor técnico do Imea Ângelo Ozelame que vai apresentar as perspectivas para os mercados agrícola e pecuário em Mato Grosso para 2016.

Para finalizar a programação do primeiro dia de encontro, o gestor de projetos do Imea Daniel Latorraca fará, às 16h30, uma apresentação sobre rentabilidade agropecuária e florestal no Estado abordando o custo de produção e as receitas obtidas. Latorraca vai apresentar informações econômicas das principais culturas agrícola de Mato Grosso como: soja, milho, algodão, cana-de-açúcar, pecuária de leite e corte, piscicultura e a floresta plantada de teca e de eucalipto.

Na sexta-feira, a partir das 8h, haverá uma apresentação do projeto Unidades de Referência Tecnológica e Econômica (URTEs) desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em parceria com Imea. As URTEs são áreas experimentais de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) em que a Embrapa faz trabalhos de validação de tecnologia e, junto com o Imea, também faz as análises econômicas desses sistemas.

Os participantes vão assistir a uma palestra sobre metodologia de levantamento de dados com o analista do Imea Miqueias Michetti e sobre custos de produção de sistemas integrados com a trainee do Imea Mariana Takahashi. O pesquisador da Embrapa Júlio Reis vai destacar a rentabilidade e viabilidade econômica das ILPFs.

Prêmio Sistema Famato em Campo– Na tarde de sexta-feira, a partir das 13h30, o gestor técnico da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) Guto Zanata vai falar sobre o Prêmio Sistema Famato em Campo.

A comissão organizadora visitou 13 propriedades de Mato Grosso e analisou os aspectos econômico, ambiental, qualidade de genética do rebanho, gestão da propriedade, estratégias nutricionais, manejo de pastagem, questões sociais e mão de obra. Dessas 13 fazendas, sete localizadas nos municípios de Santo Antônio de Leverger, Porto Alegre do Norte, Pedra Preta, São José dos Quatro Marcos, Nova Mutum, Nova Canaã do Norte e Nova Bandeirantes foram selecionadas para apresentarem seus cases no evento. Elas terão 15 minutos para isso. Ao final, duas de maior destaque serão escolhidas para apresentar em 2016 seus cases de sucesso na Universidade Estadual do Kansas nos Estados Unidos.

Confira a programação completa:

Dia 10– quinta-feira
13h– credenciamento
13h30– abertura
14h– Gerenciando o preço da soja num mercado global de incertezas– Susan Sutherland (Bolsa de Chicago)
15h– Perspectivas para os mercados agrícola e pecuário em Mato Grosso para 2016– Ângelo Ozelame (Imea)
16h30– Rentabilidade agropecuária e florestal em Mato Grosso– Daniel Latorraca (Imea)

Dia 11– sexta-feira
8h– Metodologia de levantamento de dados– Miqueias Michetti (Imea)
9h– Custos de produção de sistemas integrados– Mariana Takahashi (Imea)
10h30– Rentabilidade e viabilidade econômica das ILPFs– Júlio Reis (Embrapa)
13h30– Apresentação do Prêmio Sistema Famato em Campo– Guto Zanata (Famato)
14h às 16h– Apresentações das sete fazendas selecionadas
16h15– Premiação
16h30– Encerramento– Rui Prado (presidente do Sistema Famato/Senar)

Ascom Famato

Fonte: Famato