.........

Oficina técnica discute crédito fundiário no Pará

.........

A Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) dá mais um passo para implantação do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) no Pará. Na última semana, a titular da Subsecretaria de Reordenamento Agrário (SRA/Sead), Raquel Santori, esteve no estado em uma oficina técnica para discutir a iniciativa.

O evento reuniu representantes dos movimentos sindicais, do governo estadual, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e integrantes da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário (DFDA-PA), órgão representante da Sead no estado. Na ocasião, a subsecretária apresentou o PNCF aos participantes e conversou sobre a execução do programa. “É importante a gente discutir as características da questão fundiária na região para fazer esse processo de implementação de forma estruturada e respeitando o perfil do estado”, afirma Raquel.

Por meio de um acordo de cooperação técnica, a Sead conta com o apoio do governo de estado paraense, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Emater para a boa execução do programa, além do envolvimento dos movimentos sindicais. O delegado da DFDA-PA, Andrei Castro, ressalta que a Sead já vem fazendo reuniões sobre o assunto e que ele acredita nas parcerias para a eficácia do PNCF no estado. “São vários órgãos unidos, dando as mãos para que a gente consiga implantar as políticas no nosso estado da melhor maneira possível. Há demanda pelo programa em todas as regiões do Pará”, enfatiza.

A expectativa é que o PNCF seja implantado no estado até o final do ano. O programa é um inciativa da Sead que oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. Os recursos do crédito podem ser acessados por qualquer agricultor familiar que preencha requisitos como não ser servidor público, não ter sido beneficiado por outro programa da Reforma Agrária, entre outros. Os beneficiários do PNCF também podem ter acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Juliana Andrade
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação

Divulgação

Fonte : MDA