.........

OAB/RS lança Sistema de Gestão Ambiental

.........

Projeto, capitaneado pela Comissão de Direito Ambiental, que divulgará boas práticas na área, foi formalizado nesta terça-feira (20).
O Sistema de Gestão Ambiental da OAB/RS foi oficializado nesta terça-feira (20), na sede da Ordem gaúcha, com a formação do Grupo de Trabalho e apresentação da iniciativa à diretoria. O projeto integra um sistema de gestão global que compreende a estrutura organizacional, planejamento e práticas para desenvolver e implementar a política ambiental da entidade. O presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS (CDA), conselheiro seccional Ricardo Alfonsin, participou da reunião com a secretária-geral, Sulamita Santos Cabral, e demais membros da Comissão.
Conforme Sulamita, é missão da entidade colaborar com atitudes que possibilitem um mundo melhor: “A OAB/RS sempre foi e continuará sendo um celeiro de ações voltadas ao bem da advocacia e da sociedade”. O projeto envolverá diretoria, Comissões, corpo de funcionários e as 106 subseções gaúchas.
A partir das ações, a Ordem compromete-se com a pautas seus procedimentos pela proteção ao ambiente, dos recursos naturais e na prevenção da poluição, buscando minimizar os impactos ambientais negativos. O presidente da CDA destacou que o projeto é pioneiro entre as OABs e o objetivo é desenvolver em todo o Estado do Rio Grande do Sul, fazendo as boas práticas serem copiadas também por outras seccionais.
Alfonsin lembrou ainda que, no ano passado, a CDA lançou a Cartilha de Práticas Ambientais para Escritórios de Advocacia, que, inclusive, ganhou o formato digital justamente buscando diminuir o uso de folhas de papel.
Após a oficialização, a primeira etapa será um levantamento de todos os aspectos e impactos ambientais, seguido da definição de objetivos e metas e desenvolvimento da Política Ambiental da OAB/RS e do plano de ação e do programa de gestão ambiental.
O projeto foi desenvolvido pela membro da CDA Marília Longo, a partir de uma parceria com a UFRGS. De acordo com o documento, os benefícios da adoção do Sistema de Gestão Ambiental refletem-se , entre outros, na redução de receitas, respeito à normas ambientais e sociais, fortalecimento de uma entidade ecologicamente responsável e conscientização de funcionários e advogados.
Estiveram presentes os membros da CDA Cintia Schmidt, Vilmar Melo e José Maria; o presidente da Comissão de Direito Bancário, Luiz Augusto Beck da Silva; o professor da UFRGS Darli Barnech Campani; a colaboradora da OAB/RS Sheila Elitt, e a estagiária do projeto, Manoela Kuczynski.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:  OAB/RS