.........

O melhor momento da Texel em Livramento

.........

O melhor momento da Texel em Livramento

DANILO UCHA-JN/ESPECIAL/JC

Silvia Helena Martins Loro

Silvia Helena Martins Loro

A ovinocultura voltou a ser uma importante atividade econômica no Rio Grande do Sul, destacando-se principalmente os animais especiais para fornecimento de carne. Uma das principais raças é a Texel, cujos criadores realizarão, em janeiro, em Santana do Livramento, o 17º Mercotexel, apresentado como a maior apresentação e remate da raça. A organização é do Núcleo Santanense de Criadores de Texel, com apoio da Brastexel, que realizará, paralelamente, a V Feira Nacional Texel. Será entre os dias 22 e 25 de janeiro, com julgamentos, premiações, venda de animais de alta genética, PO e RGB, e gastronomia com carne ovina, segundo a produtora rural Silvia Helena Martins Loro, do núcleo de criadores. São esperados compradores de todo o País, do Uruguai e do Paraguai, pois a raça Texel é a que mais se desenvolve nas demais regiões brasileiras e nos países vizinhos.

Fomento comercial

Os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), que adquirem direitos de crédito em geral, é a classe de ativos que mais cresce no mercado e engloba mais de 15% do total das operações de securitização. A informação foi divulgada por Fernando Fontes, do Banco Petra, durante encontro da Anfac, em São Paulo, quando o presidente Luiz Lemos Leite fez uma retrospectiva das factoring no País e da própria Anfac, que completou 32 anos. Os FIDC já são 80, com patrimônio líquido de R$ 4 bilhões.

Primeiro azeite da Fronteira

Chegaram ao mercado os dois primeiros azeites produzidos em olivais de Santana do Livramento. A Olivopampa começou a vender Ouro de Sant’Ana Arbequina e Ouro de Sant’Ana Arbosana, extravirgens de alta gama. Produzidos com azeitonas colhidas manualmente no momento ótimo de maturidade, processados e mantidos seguindo altos padrões de qualidade, têm origem em azeitonas da variedades Arbequina e Arbosana da propriedade localizada na região dos Cerros de Santana, novo terroir brasileiro que promete brindar o País com grandes azeites. A primeira produção é resultado de cinco anos de investimento do peruano Fernando H. Rotondo. Os azeites foram analisados dentro e fora do Brasil. O Laboratório de Estudos Técnicos do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa qualificou-os como extravirgem sem defeitos, muito frutados e pouco picantes. A análise química foi realizada pelo laboratório Cerelab, definindo sua acidez em 0,11 de ácido oleico.

De verde

A vestimenta original do Papai Noel (Saint Klaus) era verde e não vermelha. A Unberberg do Brasil retornou às origens e lançou embalagem da Brasilberg com um gorro verde de Papai Noel. Com teor alcoólico de 42%. A matriz alemã tem 168 anos, e a empresa está no Brasil desde 1932.

Sebrae-RS

As pequenas empresas brasileiras enfrentam, pelo menos, quatro grandes problemas para sobreviverem: o ambiente legal, complicado e burocratizado; a gestão, difícil de manter; o financiamento, quase inacessível; e o mercado, distante e exigente. O Sebrae-RS atendeu, em 2014, 172.967 pequenos negócios, exatamente para resolver estes problemas e possibilitar o crescimentos dos novos empreendimentos, segundo Vitor Augusto Koch, presidente da entidade, que, ontem, apresentou o desempenho do órgão neste ano. Só com soluções de inovação, foram atendidos 17.094 pequenos negócios. Durante o último ano da gestão de Koch, os serviços cresceram 11,30%.

Sebrae-RS II

Hoje, haverá a escolha do novo presidente do Sebrae-RS. Conforme a tradição que vem sendo seguida nos últimos anos, a administrarão caberá à Farsul, depois de ter sido da Fiergs, Fecomércio e FCDL. Mas há dois candidatos da mesma Farsul: o presidente Carlos Sperotto e o presidente do Senar-RS, Gilmar Tietbohl. A explicação é que o registro de chapa tinha que ser feito até novembro e, naquele momento, Carlos Sperotto tinha a esperança de chegar à presidência da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), no lugar de Kátia Abreu. Ele ainda tem esta esperança, se ela for ministra da Agricultura, mas, por las dudas, como se diz em Livramento, duas chapas foram inscritas.

Sede nova

A Associação do Comércio de Joias, Relógios e Ópticas-RS (Ajorsul) inaugurou nova sede, no Largo Visconde do Cairú, 12, conjunto 504. O espaço com 200 m2 possui infraestrutura para atender os associados em treinamentos, palestras e outros eventos.

O Dia

  • A Fiergs fará seu almoço de balanço do ano, às 11h, no Centro de Eventos.
  • Lires Bilibio, presidente do Conselho de Administração da Medabil, falará sobre governança corporativa no almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado.
  • Lançamento da Série RS 2030 da Secretaria do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e FEE, às 14h30min, na FEE.
  • O Cartório Mário Ferrari, de Caxias do Sul, comemorará o Prêmio Qualidade Total Anoreg Diamante, às 18h, na rua Pinheiro Machado, 2.018, em Caxias.
  • Lançamento, em Porto Alegre, do novo hotel cinco estrelas de Punta del Este, The Grand Hotel, às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil, pelo consulado do Uruguai.
  • O Grêmio Futebol Porto-Alegrense inaugurará nova sede do Instituto Geração Tricolor, às 19h, no Parque do Remo.
  • Nova sessão de autógrafos do livro O melhor de Mario Quintana, de Dulce Helfer, Armindo Trevisan e Tabajara Ruas, às 19h, na Saraiva do Praia de Belas Shopping.
  • Debate sobre carreiras em áreas técnicas, às 19h, na Fundatec, com sorteio de bolsas de estudos.
  • A Fecomércio-RS inaugurará unidade em São Luiz Gonzaga, às 19h30min, na rua Treze de Maio, 1.871.
  • A ACI de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha e o Comitê Regional Qualidade RS promoverão, às 19h30min, o Top Qualidade, no Hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo.
  • Comemoração de fim de ano da Associação de Arquitetos de Interiores do Brasil-RS, às 20h, no hotel Plaza São Rafael.
  • A Associação do Aço-RS entregará o troféu Homem do Aço a César Bilibio, da Medabil, às 20h30min, na Casa NTX, na rua Diretriz Setecentos e Treze, 299.

 

Fonte: Jornal do Comércio |

DANILO UCHA
ucha@jornaldocomercio.com.br
Painel Econômico

Coluna publicada em 09/12/2014