.........

Novo índice de competitividade da CNA destaca São Paulo

.........

O Estado de São Paulo é o que registra o maior Índice de Competitividade do Agronegócio no país, segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Lançado ontem pela entidade, em Brasília, o indicador varia de 0 a 1 e é resultados do cruzamento de seis grandes referenciais socioeconômicos mensurados pelo IBGE, ligados à infraestrutura, saúde, educação, "ambiente macro" – que leva em conta critérios de macroeconomia como o PIB do agronegócio -, inovação e mercado de trabalho.

Para chegar aos resultados divulgados ontem, o Instituto CNA, que desenvolveu o índice, tomou por base dados estatísticos de 2011. E São Paulo liderou com 0,75, seguido por Santa Catarina (0,61), Distrito Federal (0,609), Paraná (0,608) e Rio Grande do Sul (0,49). O Amapá ficou na última colocação no ranking, com 0,20.

Chamaram a atenção os decepcionantes desempenhos de Estados líderes na produção agropecuária ou que abrigam fronteiras agrícolas relativamente novas. Mato Grosso, maior produtor nacional de grãos, ficou na 10ª posição no primeiro levantamento, com 0,45. De acordo com Marcelo Ávila, assessor técnico do Instituto CNA, o resultado decorreu da má avaliação do Estado no que se refere a seus indicadores sociais.

Os Estados que formam a região conhecida como "Matopiba" (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), também ficaram do meio para o fim da lista que envolve as 27 unidades da federação. Tocantins ficou na 14ª colocação, com 0,34, e superou Bahia (16º, com 1,29), Piauí (22º, com 0,24) e Maranhão (24º, com 0,22.

Os seis grandes referenciais utilizados embutem 21 variáveis e incluem critérios como movimentação portuária em relação ao PIB, densidade ferroviária, taxa de analfabetismo rural, taxa de distorção idade-série escolar rural, expectativa de vida ao nascer, taxa de mortalidade infantil, valor das exportações agropecuárias sobre o PIB, arrecadação de ICMS sobre PIB total, número de patentes registradas no Estado e taxa de desemprego na área rural.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3802406/novo-indice-de-competitividade-da-cna-destaca-sao-paulo#ixzz3KpoFtwhd

Fonte: Valor | Por Cristiano Zaia | De Brasília