Nova Câmara deve contribuir para o fortalecimento do seguro agrícola no Brasil

Fonte: Ruralbr

Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta, dia 20, publicou portaria que cria grupo de discussão do tema

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou no Diário Oficial da União (DOU) dessa quinta, dia 20, a Portaria nº 872 que cria a Câmara Temática de Seguros do Agronegócio. Na publicação, foram oficializados todos os representantes dos setores público e privado e o presidente da Câmara, que deve permanecer no cargo por, no mínino, dois anos.

A nova Câmara Temática foi instituída a partir do desdobramento da antiga Câmara Temática de Financiamento e Seguros do Agronegócio. A divisão aconteceu pelo crescimento da importância do seguro agrícola na agropecuária brasileira. O outro grupo, que será instalado na próxima quarta, dia 26, será o da Câmara Temática do Crédito e Comercialização do Agronegócio.

A Câmara de Seguros do Agronegócio vai discutir e encaminhar ao Ministério da Agricultura propostas que contribuam para o fortalecimento do Seguro Agrícola no país. Entre elas estão a liberação dos recursos necessários ao pagamento das subvenções dos seguros já contratados e a garantia de disponibilização de recursos para as próximas safras. Os participantes do grupo vão buscar soluções que garantam a sustentabilidade da produção ao menor custo possível.

O presidente do grupo de Seguros do Agronegócio é José Américo Peón de Sá, representante da Confederação Nacional das Empresas e Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Complementar e Capitalização (CNSeg). Já a Câmara Temática de Crédito e Comercialização do Agronegócio será presidida pelo ex-secretário de Política Agrícola do Ministério e diretor de Commodities da BM&F Bovespa, Ivan Wedekin.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA