.........

NOTÍCIAS – ROTA 26 – PF faz operação contra desvio de recursos para estradas no Tocantins

.........

Fonte:CNT/Divulgação

Organização criminosa teria desviado dinheiro destinado a obras de implantação e recuperação de vicinais a cargo do Incra

A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram nesta segunda-feira, dia 3, a Operação Rota 26, para desarticular suposta organização criminosa que teria desviado recursos públicos destinados a obras de implantação e recuperação de estradas vicinais em projetos de assentamento no Tocantins. As obras eram executadas pela superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no estadi (Incra-TO).

As investigações dos dois órgãos apontaram deficiência na elaboração dos projetos de engenharia, impropriedades no acompanhamento e fiscalização de obras, sobreposição de projetos para um mesmo trecho, serviços não executados e pagos e obras executadas fora da área dos assentamentos ou fora da área de acessos a estes, entre outras irregularidades. O prejuízo é estimado em cerca de R$ 1,4 milhão, de um total de aproximadamente R$ 4,2 milhões investidos nas obras.

Participam da operação cerca de 90 policiais federais. Ao todo, estão sendo cumpridos 39 mandados judiciais nos municípios de Palmas, Miranorte, Paraíso, Araguaína, Buritis do Tocantins e Araguatins, sendo 21 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de condução coercitiva.

O nome da operação – Rota 26 – é uma alusão a uma estrada americana desativada em razão do surgimento de rodovias mais modernas. O número 26 é mencionado para identificar a Superintendência Regional do Incra no Tocantins (SR-26).

Fonte : Canal Rural