.........

NOTÍCIAS – ORGANISMO INTERNACIONAL – Brasileiro é eleito para presidir Codex Alimentarius, entidade ligada à ONU e OMS

.........

Fonte:Ministério da Agricultuira/divulgação

Guilherme Costa, do Ministério da Agricultura, vai assumir entidade que trata de padrões e diretrizes de qualidade e comércio de alimentos

O brasileiro Guilherme Costa, servidor do Ministério da Agricultura, foi eleito para presidir o Codex Alimentarius, entidade vinculada à Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e à Organização Mundial de Saúde (OMA) que trata de padrões e diretrizes para a segurança, qualidade e comércio de alimentos de 188 países membros.

Costa ocupava uma das vice-presidências do Codex Alimentarius, é médico veterinário e servidor do Ministério da Agricultura desde 1981. Ele trabalhou em procedimentos de inspeção e na elaboração de regulamentos para a carne, laticínios e pescado. Como ex-diretor de negociações sanitárias e fitossanitárias, foi responsável por negociações bilaterais e multilaterais em matéria de inocuidade alimentar.

Entre suas funções, como adido agrícola junto à Organização Mundial do Comércio (OMC), Costa participou de negociações sanitárias e comerciais. Por 15 anos, atuou também como consultor de projetos da FAO e da OMS relacionados ao controle mundial de alimentos. "A presidência do Codex é uma grande oportunidade para que o Brasil exerça seu papel de forma equilibrada, em sinergia com os países membros. É um ganho do país e essa presidência é muito bem vinda", informou o secretário-executivo e ministro interino da Agricultura, Eumar Novacki, em nota distribuída pela assessoria do ministério.

Fonte : Canal Rural