NOTÍCIAS – Maggi: portaria para importação de trigo da Rússia sai nesta quarta-feira

"Eu prometo que estará amanhã", disse o ministro da Agricultura, após cerimônia de lançamento do Plano Agro+ Integridade, no Palácio do Planalto

coletitivamaggi (Foto: Cristiano Borges)

A demora para negociar, explicou, se deve a questões de reciprocidade (Foto: Cristiano Borges)

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta terça-feira, 12, que a portaria que permitirá ao Brasil importar trigo da Rússia será publicada nesta quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União. "Eu prometo que estará amanhã", disse o ministro, após cerimônia de lançamento do Plano Agro+ Integridade, no Palácio do Planalto. Segundo ele, a portaria está concluída. A demora para negociar, explicou, se deve a questões de reciprocidade. Segundo ele, o cuidado é para evitar que pragas quarentenárias entrem no País em eventuais cargas de trigo importado. "Criamos uma condição, a mesma que a Rússia faz para a soja nossa lá", afirmou sobre precauções adotadas pelo parceiro comercial.

Carne

O ministro disse que Brasil "está muito próximo" de retomar as exportações de carne bovina in natura para os Estados Unidos. De acordo com ele, isso deve ocorrer no início do próximo ano. O ministro afirmou ter tido uma conversa "bastante franca" com os norte-americanos para que as autoridades do país sejam claras sobre eventuais "problemas políticos" que atrapalhariam a retomada do comércio. "Obviamente eles não aceitaram essa argumentação."

"Nós vamos continuar a mandar carne para lá por razões técnicas; estamos muito próximos de resolver essas questões também. Todos os quesitos que foram pedidos pelos órgãos fitossanitários dos Estados Unidos, nós conseguimos resolver. Já reabilitamos as plantas (unidades frigoríficas) para a carne processada; agora queremos voltar à carne fresca", afirmou.

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte : Globo Rural