.........

Notícias – Florestas e silvicultura Código Florestal – Aliança pela restauração na Amazônia lança plataforma online

.........

Divulgação - Aliança reúne diversos atores por uma agenda positiva para a restauração na Amazônia

Foto: Divulgação

Aliança reúne diversos atores por uma agenda positiva para a restauração na Amazônia

A Embrapa é uma das 40 organizações signatárias da aliança que reúne instituições nacionais e internacionais, públicas e privadas, para atuar em uma agenda positiva de restauração florestal na Amazônia.

Já está disponível o website da Aliança pela Restauração na Amazônia uma iniciativa que agrega mais de 40 organizações de pesquisa e ensino, público e privadas, nacionais e internacionais, além de empresas e organizações não-governamentais (ONGs) com a missão de fortalecer uma agenda de restauração na Amazônia e com isso reforçar à rede de proteção e promover sustentabilidade na maior floresta tropical do mundo.

A Aliança se apresenta como um pacto pela conservação da Amazônia brasileira e foi lançada em Belém, em janeiro de 2017. A Embrapa Amazônia Oriental é uma das signatárias e membro fundador da Aliança e tem atuado, desde então, em parcerias para estabelecer uma plataforma de cooperação técnica e institucional para ações e fomento de políticas públicas em prol da região.

A pesquisadora Joice Ferreira ressalta que a Aliança é uma grande rede com o objetivo de incentivar, facilitar e promover a restauração florestal na Amazônia. “É uma iniciativa muito importante no momento em que se reconhece a necessidade de reverter à situação das áreas degradadas na Amazônia. Inclusive, um objetivo que conta com leis já bem estabelecidas, como a Politica Nacional de Recuperação da Vegetação, lançada no início deste ano e que veio após a revisão do Código Florestal”, argumenta.

A iniciativa tem diversos propostas de ação que vão além da ideia conservacionista, pois visa conciliar interesses e integrar ações em prol da ampliação da escala e da eficiência da restauração florestal, assim como estimular os diversos elos e atores da cadeia produtiva florestal, gerando oportunidades de negócios, trabalho e renda.  A geração, sistematização, desenvolvimento e difusão de novos conhecimentos e informação sobre restauração florestal, silvicultura tropical e sistemas agroflorestais, também está entre as missões da aliança.

Saiba mais: http://aliancaamazonia.org.br

Kélem Cabral (MTb 1981/PA)
Embrapa Amazônia Oriental

Fonte : Embrapa