.........

Notícias de Mercado

.........

Fonte: Ana Conceição. Fonte: O Estado de S. Paulo

Café sobe com safra global estagnada

Os preços do Café fecharam com alta na Bolsa de Nova York, ontem, depois que a Organização Internacional do Café (OIC) previu uma safra mundial estagnada no ciclo 2011/12, que começa em outubro. O contrato julho subiu 0,94%, para 267,45 centavos de dólar por libra-peso. A produção global do grão deverá ter ligeira queda, para 130 milhões de sacas de 60 quilos, três milhões menos que em 2010/11. Vietnã e Indonésia, grandes produtores asiáticos, devem enfrentar problemas climáticos e colheitas menores ou estáveis.

Já a safra brasileira deve superar a expectativa, segundo a OIC, e deverá alcançar 43,54 milhões de sacas em 2011/12. O volume é apenas 10% menor que o colhido no atual ciclo, embora os cafezais estejam entrando no período de baixa produção, típico do ciclo bianual da cultura. Enquanto isso, o comércio do grão segue aquecido. De acordo com a OIC, as exportações mundiais estão 16,7% maiores em relação ao mesmo período da última temporada e totalizaram 62,7 milhões de sacas.

Em Chicago, as cotações do trigo caíram 1,94%, para US$ 7,4450 por bushel por conta do aumento do volume disponível nos EUA. A colheita da safra de inverno está acelerada e atingiu 22% das lavouras, ante 10% na mesma época do ano passado. A previsão de chuvas para áreas secas na Alemanha e na França também contribuiu para baixar os preços do cereal.