NOTÍCIAS – COMÉRCIO INTERNACIONAL – Mercosul e União Europeia estão próximos de fechar acordo definitivo, diz Temer

Fonte:Pixabay

Com a diminuição de barreiras tarifárias, produtos como grãos e carnes do Brasil seriam beneficiados

O presidente Michel Temer disse neste domingo, dia 11, que após 19 anos de tratativas, o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a União Europeia estão próximos de fechar um acordo “em definitivo”. Segundo ele, ainda faltam alguns pontos para resolver e fechar um tratado de livre comércio com os europeus. O Mercosul busca diminuir as barreiras tarifárias para produtos como grãos.

“Temos alguns pequenos pontos para ainda resolver, mas os chanceleres da União Europeia e do Mercosul vão se reunir muito proximamente. Eu acho que, depois de 19 anos, foi isso que eu e o Macri concordamos. Nós talvez fechemos, em definitivo, o acordo Mercosul e União Europeia", disse o presidente, após ter se reunido com o presidente da Argentina, Maurício Macri.

Michel Temer disse ainda que conversou com o presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, sobre um possível acordo do bloco formado pelo Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Venezuela com a Aliança do Pacífico, formada por Chile, Colômbia, México e Peru.

O acordo com o bloco vizinho gira em torno do aumento no comércio entre os países, considerado ainda baixo. A diminuição de tarifas, cooperação alfandegária, promoção de pequenas e médias empresas, redução de barreiras não tarifárias e facilitação do comércio de bens e serviços também são alguns dos objetivos.

“Conversei até com o presidente do Peru [Pedro Pablo Kuczynski], muito rapidamente, mas com vistas a logo fazermos uma aliança do Mercosul com a Aliança do Pacífico", disse.

Agência Brasil
  • Canal Rural