Não podemos deitar em berço esplêndido, diz executivo da SRB

 

Gustavo Junqueira fala a Sebastião Nascimento que a Argentina irá voltar com força ao cenário mundial da carne bovina

gustavo-junqueira-srb (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Nos últimos anos, os produtores do país vizinho tiveram suas ações limitadas pelo governo e agora querem recuperar terreno (Foto: Rogério Albuquerque/Ed. Globo)

Conversei com Gustavo Junqueira, presidente da Sociedade Rural Brasileira, durante o Encontro de Analistas realizado pela Scot Consultoria na semana passada, em São Paulo.

Junqueira disse que o Brasil deve aproximar-se de Maurício Macri, presidente eleito daArgentina, que promete dar força à economia de mercado no contexto internacional. Ele lembra que, nos últimos anos, os produtores do país vizinho tiveram suas ações limitadas pelo governo e agora querem recuperar terreno.

saiba mais

O Brasil ocupou o espaço da Argentina. Ganhou novos mercados, investiu pesado e aprimorou a tecnologia, enquanto a qualidade da carne é elogiada. “Mas não podemos deitar em berço esplêndido”, avisa o dirigente.

Aliás, Junqueira deu uma informação importante na sua palestra. Disse que a China, país que voltou a importar carne brasileira, historicamente é “parceira” da Argentina. Por sinal, foi informado durante o Encontro que os chineses estão adquirindo frigoríficos por lá.
Já o Japão, outro mercado suculento e que deverá retomar a compra de carne do Brasilbrevemente, esteve mais próximo do nosso país.
Gustavo Junqueira demonstrou estar preocupado com o pecuarista que só faz engorda e que vai depender de como serão comercializados os animais de reposição nos próximos anos. Como é sabido, os preços dos bezerros, por exemplo, estão nas alturas.

POR SEBASTIÃO NASCIMENTO

Fonte : Globo Rural