Número de inscritos na Expointer cai 10%

Seapa acredita que queda deve-se a altos custos e falta de mão de obra

Depois de dois anos de expansão no número de animais de argola inscritos, a Expointer de 2013 registrou queda de 10,06% nos cadastros com total de 5.622 exemplares. A baixa é explicada pelo chefe de Exposições e Feiras da Seapa, Honório Lemos, devido aos custos de transporte e dificuldades de contratar tratadores para o evento. Do total de raças inscritas, pelo menos 35 apresentaram alguma redução. Entre as maiores baixas estão os ovinos Texel, raça com maior participação na categoria e que teve queda de 27,64%. O tesoureiro da Brastexel, Luiz Fernando Nunes, destaca que, no ano passado, foi realizado um remate particular durante a feira, com 50 animais, por isso, o número maior de participantes. ‘Isso é absolutamente normal’, afirma.

Queda também na presença de raças consagradas de bovinos de corte: a Hereford (-55,88%) e a Brangus (-43,43%). A Associação Brasileira de Criadores de Hereford e Braford diz que o movimento acompanha outras raças bovinas. No espaço reservado ao gado Nelore Mocho, deverá ter apenas dois exemplares (-91,30%).

Apesar da tendência, há quem virá para a Expointer com mais fôlego em 2013. Ganharão espaço nos pavilhões de Esteio os ovinos Santa Inês, que chegam com 24 exemplares, alta de 200%. O diretor de eventos da Associação Brasileira de Santa Inês, Anderson Pedreira, explica que o momento é de retomada de exposições da raça. ‘O número de participantes está crescendo muito em todas as feiras’, destaca. De acordo com ele, a raça é a única de ovinos com criadores em todos os estados, sendo o maior rebanho de ovinos do Brasil. ‘A eficiência e a lucratividade têm feito a raça se vender’, considera.

A Dorper registrou incremento de 95% na sua representação. Maior adesão também dos criadores de gado Girolando, que virão com 16 exemplares. ‘A raça vem crescendo muito em todo o país pela qualidade leiteira’, pontuou o 2 diretor administrativo da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, Adolfo José Leite Nunes. As inscrições para animais rústicos devem somar mais 2 mil exemplares e seguem até 9 de agosto. A Expointer vai de 24 de agosto a 1 de setembro.

Fonte: Correio do Povo