.........

NA CARONA DA SOJA | Preço da canola anima produtores

.........

Lucro pode ser 40% superior ao do ano passado, ajudando a recuperar perdas do verão

Produtores gaúchos de canola vivem a expectativa de ter um dos melhores preços já pagos pelo grão no Estado. Com o valor balizado pela soja, a cultura de inverno está sendo negociada por até R$ 68 a saca de 60 quilos.
As lavouras, cultivadas em meio ao final da estiagem do verão, também apresentaram recuperação após a chuva dos últimos dias. Produtor em Passo Fundo, no Norte, Luiz Carlos Carvalho temeu pela cultura na época de plantio. A terra ainda estava ressecada devido à falta de chuva durante o verão, o que dificultou a germinação.
– Tivemos também duas geadas fortes na metade de junho, o que atrasou o desenvolvimento das plantas. Agora, estamos com as lavouras mais parelhas – explica Claudio Dóro, da Emater de Passo Fundo.
O único temor é o excesso de chuva na época da maturação, que pode prejudicar a produtividade.
– O lucro pode ser até 40% superior à safra do ano passado – opina Fábio Benin, coordenador do Departamento de Fomento da BSBios, empresa de biodiesel que já garantiu a compra da canola produzida em 12 mil hectares no Estado.
roberto.witter@zerohora.com.br

ROBERTO WITTER

A explicação

– O bom preço da canola é decorrência do valor histórico que a soja vem atingindo. A alta na soja tem relação com a perspectiva de safra frustrada nos Estados Unidos, maior produtor mundial do grão. Os preços são semelhantes porque ambos têm o uso voltado ao processamento de biodiesel e óleo de cozinha.

Fonte: Zero Hora