Missão da UE virá ao Brasil

Uma missão de auditores da União Europeia chegará ao Brasil na primeira quinzena de maio para apurar as condições sanitárias de unidades produtoras de carnes, ainda no rastro das irregularidades apontadas pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal.

O Valor apurou que a UE já informou o Ministério da Agricultura sobre a data da missão, mas ainda vai detalhar o que realmente quer ver. Há 256 estabelecimentos autorizados a exportar carnes ao mercado comum europeu. Serão auditadas, principalmente, plantas de carnes bovina e de frango.

Recentemente, deputados de diferentes partidos de países como França, Áustria, Reino Unido, Alemanha e Holanda acusaram a Comissão Europeia de falhar no controle das importações nas fronteiras da UE. Em plenário, indagaram se era necessária uma maior harmonização para tornar a vigilância sanitária mais eficiente no bloco. E vários deles insistiram que a UE deveria estar preparada para interditar toda a importação de carnes procedente do Brasil, se necessário.

(Assis Moreira | De Genebra)

Por Assis Moreira | De Genebra

Fonte : Valor