.........

Ministro destaca parceria com a Caixa Econômica Federal em programas de crédito

.........

Foto: Albino Oliveira/MDA

A parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Caixa Econômica Federal (CEF) para a execução de políticas públicas voltadas à agricultura familiar, foi destacada pelo ministro Miguel Rossetto durante a abertura do Encontro Caixa 2014, na sede da autarquia, nesta quinta-feira (11), em Brasília.

De acordo com o ministro, a Caixa liderou um conjunto de iniciativas que foi capaz de dinamizar a economia brasileira, promovendo o desenvolvimento de todas as regiões dos estados. “O Brasil viveu profundas transformações e nós fomos capazes de colocar o país numa dinâmica de desenvolvimento distinta e vitoriosa. A Caixa esteve à frente em vários desses momentos importantes e participou ativamente desse processo”, observou.

A capacidade técnica e operacional da CEF também foi ressaltada por Miguel Rossetto, ao citar o Garantia-Safra, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Minha Casa Minha Vida Rural como políticas apoiadas pela instituição bancária.

“São grandes operadores de programas, como o Garantia-Safra que foi capaz de reduzir o sofrimento de milhares de brasileiros diante de uma das maiores secas nas últimas décadas. A Caixa foi capaz de sustentar o dinamismo econômico nessas regiões”, salientou.

O Encontro Caixa 2014 faz parte da agenda interna da autarquia e visa avaliar as conquistas e apresentar diretrizes para a empresa para o próximo ano. “Nós estamos comemorando tudo o que a Caixa conquistou. Seus avanços, não só no campo econômico, como no campo social. Só temos a agradecer esses últimos quatro anos”, disse o presidente da CEF, Jorge Hereda.

Garantia-Safra

O seguro tem o objetivo de auxiliar agricultores familiares que se encontram em municípios sujeitos a perdas de safra devido à seca ou ao excesso de chuva. O programa abrange cidades em que forem verificadas perdas de, pelo menos, 50% do conjunto da produção de culturas definidas pelo órgão gestor do Fundo Garantia-Safra.

Pronaf

O Pronaf é um programa de crédito, com juros abaixo do mercado e condições especiais de pagamento, para agricultores familiares financiarem projetos de custeio ou investimento

Minha Casa, Minha Vida Rural

O Programa Nacional de Habitação Rural é voltado para a população do meio rural por meio da construção de uma casa nova ou da conclusão, reforma ou aumento do imóvel já existente.

Talita Viana
Ascom MDA

– See more at: http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/ministro-destaca-parceria-com-caixa-econ%C3%B4mica-federal-em-programas-de-cr%C3%A9dito#sthash.pJZsTKij.dpuf

Fonte: MDA