.........

Ministro brasileiro vai a Rússia para negociar comercialização de carne suína

.........

Objetivo é discutir últimos entraves que impedem venda do produto ao país

por Globo Rural On-line

José Cruz/ABr

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, vai se reunir com a ministra da Agricultura da Rússia, Yelena Skrynnik, no dia 30 de março, com o objetivo de apresentar o perfeito cumprimento das normas sanitárias exigidas pelas autoridades russas nos frigoríficos de Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grossopara a retomada imediata da comercialização. “Já recebi a confirmação da liberação de uma planta e da audiência com a ministra na próxima semana. Ação não vai faltar por parte do governo. Acredito que 2012 será o ano da suinocultura e do milho também”, declarou.
Para agilizar a negociação e resolver as pendências técnicas que ainda barram o comércio de carnes dos três Estados brasileiros com a Rússia, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Enio Marques, chegará à Moscou dois dias antes de Mendes. Marques vai realizar as primeiras reuniões com as autoridades do país e deverá definir os últimos detalhes da missão russa que visitará as plantas brasileiras em breve.
Segundo Mendes, a viagem à Europa reforçará as políticas de expansão comercial que o Ministério vem adotando nos últimos meses. Ele afirma que além da recente autorização de venda de carne suína para o mercado norte-americano, as tratativas de ampliação com a China e de abertura do Japão estão bastante avançadas. Antes de cumprir agenda na Rússia, o ministro participará de encontros na Albânia, Hungria e Inglaterra.

Fonte: Globo Rural