.........

Ministério faz balanço de inspeções

.........

Em balanço sobre as inspeções especiais nas 21 plantas investigadas na Operação Carne Fraca, o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, informou ontem que de 302 amostras colhidas até agora em embutidos, oito (2,65%) representavam risco à saúde por conterem as bactérias salmonela ou estafilococos. Outras 31 amostras apresentaram problemas de "ordem econômica", como fraudes ou erros técnicos, sem risco à saúde.

De acordo com Novacki, entre os oito laudos que indicaram riscos à saúde, sete foram colhidos em hambúrgueres da marca Novilho Nobre, da empresa Transmeat. Os hambúrgueres foram recolhidos de uma planta do frigorífico em Balsa Nova (PR). O outro laudo indicou estafilococos em salsichas cozidas da Frigosanto, de Campo Magro (PR).

Ele explicou que os tipos de salmonela encontrados não produzem toxinas perigosas à saúde. Contudo, hambúrgueres não podem conter nenhum tipo de salmonela, por determinação técnica do Ministério da Agricultura. Ele disse, ainda, que a salmonela é permitida só em carne de frango, na qual é possível eliminá-la por meio de cozimento.

valor.com.br

Ver íntegra da matéria sobre as inspeções do ministério em www.valor.com.br/u/4930088

Por Cristiano Zaia | De Brasília

Fonte : Valor