.........

Ministério do Meio Ambiente lança programa para pequenos produtores

.........

Programa aborda temas como agroecologia, práticas produtivas sustentáveis, recuperação de áreas degradadas e legislação ambiental, entre outros

Cristiane Serpa/Zero Hora

Foto: Cristiane Serpa/Zero Hora

Programa é destinado a pequenos produtores rurais

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) lança, nesta quarta, dia 28, às 19h, o Programa de Educação Ambiental para Agricultores Familiares (PEAAF), durante o VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental, realizado em Salvador até o próximo dia 30.
Por meio de ações educativas articuladas entre setores do governo e da sociedade, o programa busca a construção de estratégias para o enfrentamento da problemática socioambiental no meio rural.
– No PEAAF, trabalhamos temas como participação social, agroecologia, práticas produtivas sustentáveis, tecnologias sociais, impactos da agricultura contemporânea sobre o meio ambiente, relação campo-cidade, recuperação de áreas degradadas e legislação ambiental – explica Adriana Chaves, técnica da equipe de coordenação do programa. O objetivo final, segundo ela, é contribuir para a sustentabilidade dos agroecossistemas e para a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do país.
O programa é destinado a agricultores e jovens agricultores familiares de ambos os sexos, assentados e acampados da reforma agrária, comunidades tradicionais, extrativistas e pescadores. Também podem participar sindicatos, cooperativas, organizações e movimentos sociais do campo; professores e estudantes de instituições públicas de ensino superior e da educação básica.
Segundo o último censo agropecuário (2006), a agricultura familiar envolve mais de quatro milhões de estabelecimentos e 12,3 milhões de pessoas no Brasil. Entre os alimentos que chegam às mesas dos brasileiros, 87% da mandioca, 70% do feijão, 59% dos suínos, 58% do leite, 50% das aves e 46% do milho provem da agricultura familiar.

Fonte: Ruralbr | MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE