.........

Ministério da Agricultura divulga zoneamento agrícola para plantio de soja e gergelim

.........

Estudo vale para o ano-safra 2012/2013 e é o principal instrumento utilizado para crédito e seguro rural

Tadeu Vilani / Agencia RBS

Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Estudo é o principal instrumento utilizado pelo crédito e seguro rural

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou no Diário Oficial da União desta terça, dia 10, ozoneamento agrícola para a soja em 10 Estados mais o Distrito Federal. Pela primeira vez, a indicação do grão foi feita por macrorregião, uma maneira de melhor adequar a cultivar às áreas de plantio. Além da soja, foi divulgado também o zoneamento do gergelim em 12 Estados mais o Distrito Federal. A orientação vale para o ano-safra 2012/2013. O objetivo é identificar os municípios e os períodos de semeadura para as culturas, em condições de baixo risco climático nas regiões dos Estados brasileiros.
No caso do gergelim, a produtividade é bastante afetada pelas condições climáticas prevalentes durante o ciclo da cultura. Entre os principais fatores climáticos que exercem essa influência, estão temperatura, precipitação, luminosidade e altitude. As temperaturas ideais para o crescimento e desenvolvimento da planta situam-se entre 25ºC e 30ºC, inclusive para a germinação das sementes. Temperaturas abaixo de 20ºC provocam atraso na germinação e no desenvolvimento da planta. Por isso, o plantio sob condições controladas apresenta grande potencial de produção, alto rendimento de grãos e estabilidade de produção.
Já a soja se adapta melhor a temperaturas do ar entre 20ºC e 30ºC. A temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento do grão está em torno de 30ºC. A faixa de temperatura do solo adequada para a semeadura varia de 20ºC a 30ºC, sendo 25ºC a temperatura ideal para uma emergência rápida e uniforme. A floração precoce ocorre, principalmente, em decorrência de temperaturas mais altas, podendo acarretar diminuição na altura da planta. A soja, por ser uma planta de dias curtos, é influenciada pelas condições fotoperíódicas próprias de cada latitude, especialmente na duração do período de emergência à floração.
De acordo com o secretário de Política Agrícola do Mapa, Caio Rocha, o zoneamento é o principal instrumento utilizado pelo crédito e seguro rural e é por meio dele que são selecionadas as áreas de maior aptidão para o cultivo de cada cultura e variedade.
Confira a portaria publicada no Diário Oficial da União:

Zoneamento agrícola para plantio de soja e gergelim

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

Fonte: Ruralbr