.........

Ministra do Meio Ambiente discute economia sustentável

.........

Izabella Teixeira afirmou que o principal desafio será países chegarem a um consenso durante Rio+20

por Globo Rural On-line

Wilson Dias / ABr

A Frente Parlamentar Ambientalista realiza nesta terça-feira (27/3) o último evento do ciclo depalestras e debatespreparatórios para aConferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), marcada para junho deste ano, no Rio de Janeiro.
Com o tema “Em Busca de uma Economia Sustentável”, o seminário, que aconteceu no auditório Nereu Ramos, teve a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que realizou uma das palestras.
“Como as resoluções da ONU precisam se dar por consenso, penso que vamos ter muito trabalho ao analisar as cerca de 170 páginas do Zero Draft [Rascunho Zero]”, disse a ministra.
O Zero Draft é um documento com sugestões e contribuições de países, grupos regionais, organizações internacionais e da sociedade civil que servirá de base para os debates da Rio+20. A ministra afirmou que a questão climática está entre os temas que não podem deixar de fazer parte da pauta da conferência.
Além da ministra, estiveram no evento: o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, deputado Sarney Filho (PV-MA), o chefe da Divisão de Meio Ambiente do Itamaraty, Paulino Franco, o presidente da Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura do Rio de Janeiro, Sérgio Besserman, o representante da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil, Helder Muteia, e a diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes) Sandra Rios.
Desde o segundo semestre de 2011, foram realizados diversos seminários regionais abordando os temas: biomas(Manaus), recursos hídricos (Cuiabá), meio ambiente urbano (São Paulo), energia (Recife) e segurança alimentar(Porto Alegre).

Fonte:  Globo Rural