.........

Milho safrinha deve impulsionar PIB

.........

 

A avaliação é do CEO da consultoria Céleres, Anderson Galvão

Ampliar foto

Milho safrinha deve impulsionar PIB

Milho deve ser protagonista no segundo semestre

Assim como a soja desempenhou um papel fundamental para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no 2º trimestre de 2015, o milho segunda safra deve ser o protagonista no restante do ano, disse o CEO da consultoria Céleres, Anderson Galvão.

Mais cedo, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o PIB da agropecuária caiu 2,7% no 2º trimestre ante o 1º, mas subiu 1,8% frente igual intervalo do ano passado. O destaque no período ficou por conta da soja, que teve ganho de produtividade de 11,9%. O milho avançou 5,2%.

"Apesar do alto volume de vendas antecipadas da safrinha (de milho), é a partir de julho que o setor começa a sentir o efeito comercial", afirmou Galvão. A mais recente estimativa da Céleres, divulgada no início deste mês, projeta que o País vai produzir 55,25 milhões de toneladas de milho segunda safra este ano.

Galvão avalia que, apesar da queda do PIB do setor na comparação do segundo com o primeiro trimestre ser uma questão sazonal, houve uma pressão adicional com a retração dos preços da commodities registrada no período. "No ano passado, houve uma situação inversa (na mesma base comparativa) com uma alta dos preços", disse. Galvão avalia que o setor segue bastante competitivo, mesmo com os temores da desacelaração da economia chinesa. "O recente aprofundamento da desvalorização do real torna a produção brasileira ainda mais competitiva", afirmou.

ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte: BDO