MILHO – Clima beneficia lavouras de milho no RS, informa a Emater

A área plantada atinge com soja na região já atinge 93% do total previsto para esta safra

milho_plantação (Foto: Ernesto de Souza/ Editora Globo)

As plantações de milho semeadas no começo da safra devem começar ser colhidas em janeiro (Foto: Ernesto de Souza/ Editora Globo)

As condições climáticas registradas na última semana estão favorecendo a cultura do milho no Rio Grande do Sul, e as lavouras apresentam um potencial produtivo acima da média. De acordo com a Emater-RS, as constantes chuvas registradas nas principais regiões produtoras do grão, aliadas às temperaturas elevadas, têm contribuído para o bom desenvolvimento das plantas.

saiba mais

A entidade também informou que, dentre asplantações de milho semeadas no início do período recomendado, 1% já estão maduras para a colheita, que deverá se iniciar no mês de janeiro. No que se refere à soja, a área plantada atinge 93% do total previsto para esta safra.

Na última semana, o avanço não foi significativo – neste caso, as chuvas e o excesso de umidade atrapalharam a semeadura. Em geral, as áreas em que a oleaginosa é cultivada se encontram em germinação e desenvolvimento vegetativo.

A Emater chamou a atenção para o fato de que, em alguns pontos, os sojicultores precisaram fazer o replantio, principalmente nas cabeceiras, seja pelo manejo inadequado do solo, pelos estragos causados por fungos ou pelo impacto negativo das chuvas. Em algumas propriedades, o plantio está sendo realizado pela terceira vez, o que aumenta os custos e faz com que as lavouras não apresentem o rendimento considerado ideal.

POR ESTADÃO CONTEÚDO

Fonte : Globo Rural