.........

MILHO – AgRural estima colheita do milho em 89% da área

.........

As chuvas desta semana prejudicaram os trabalhos em pontos do Paraná e Mato Grosso do Sul

milho-colheita-graos (Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)

Os analistas observam que as chuvas atrapalharam a entrada das colheitadeiras em pontos do PR e de MS (Foto: Pedro Revillion/Palácio Piratini)

A consultoria AgRural estima a colheita do milho de segunda safra avançou seis pontos nesta semana e atingiu 89% da área cultivada na região Centro-Sul.

Os analistas observam que as chuvas, que começaram no último fim de semana, atrapalharam a entrada das colheitadeiras em pontos do Paraná e de Mato Grosso do Sul, que estão com 87% e 78% de suas áreas colhidas, respectivamente.

Eles preveem que nas lavouras paranaenses não devem ocorrer perdas de qualidade caso o tempo volte a abrir. “Os mapas de previsão, entretanto, mostram mais chuva nos próximos dias.”

Segundo a AgRural, em Mato Grosso do Sul as máquinas ficaram paradas entre terça (15) e quinta (17) devido à umidade elevada dos grãos.

As precipitações também afetaram o sul de São Paulo, que segue com grande atraso e colheu apenas 44% de sua área.

Em Mato Grosso, onde 99% da área já está colhida, as chuvas esparsas não prejudicaram o final da colheita, mas atingiram parte do milho que está armazenado a céu aberto. “Por isso, há preocupação com a qualidade do cereal em pontos do oeste, sul e médio-norte mato-grossenses.”

Sem registro de chuva, os trabalhos evoluíram bem em Goiás e Minas Gerais, que já colheram 90% e 92% de suas áreas.

A AgRural informa que divulgou hoje o último levantamento semanal de colheita da safrinha de milho 2017. “Com isso, estão encerrados os levantamentos de lavouras do ciclo 2016/17. Os levantamentos semanais serão retomados fim de setembro/início de outubro, com o plantio da primeira safra de milho e soja 2017/18.”

POR REDAÇÃO GLOBO RURAL

Fonte : Globo Rural