.........

Microdestilaria de etanol é atração da Agrifam 2013

.........

Equipamento pode atender produção individual, de associações e cooperativas

por Globo Rural On-line

Editora Globo

Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp) é a organizadora e realizadora da Feira

A Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural acontece de 2 a 4 de agosto. Uma das atrações será a Microdestilaria de Etanol. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de São Paulo (Fetaesp), organizadora e realizadora da Feira, firmou parceria com a empresa Limana Poliserviços para demonstrar um modelo de destilador de pequeno porte, produtor de cachaça e etanol, ideal para pequenos agricultores, mas que pode ser redimensionado, podendo atender também associações e cooperativas.
O álcool hidratado produzido pode ser utilizado em veículos, máquinas e demais equipamentos movidos a motor de combustão. O equipamento também pode fabricar álcool de cereais para serem utilizados tanto na indústria alimentícia como farmacêutica. A empresa fabrica equipamentos que atendem a produção agroindustrial. No sistema de batelada, há capacidades de produção de 250, 300, 450 e 650 litros por dia. Enquanto, no contínuo, a produção pode ser de 1.200, 2.400, 5.000 e 10.000 litros por dia.
Presidente da Fetaesp, Braz Albertini salienta que a microdestilaria é uma ótima opção aos pequenos produtores. “O equipamento pode ajudar o agricultor na produção do etanol em sua propriedade, assim ele não precisa vender a matéria-prima para a indústria e, além de produzir para o consumo próprio, pode investir numa segunda fonte de renda”, observa.
A questão do aproveitamento de matéria-prima também se estende para a questão de grãos. A empresa irá apresentar uma extrusora, máquina que extrai o óleo de grãos, como soja, girassol, canola, entre outros, proporcionando ração para animais. Além de uma transesterificadora, máquina que retira a glicerina desses mesmos óleos e de óleos saturados, os chamados óleos de frituras, transformando-os em biodiesel.
Agrifam – Feira da Agricultura Familiar e do Trabalho Rural
Data: 2 a 4 de agosto
Local: Recinto de exposições “José Oliveira Prado”, mais conhecido como Recinto Facilpa. Avenida Lázaro Brígido Dutra, nº 300, Lençóis Paulista.
Mais informações: www.agrifam.com.br

Fonte: Globo Rural