.........

MERCADO INTERNO – Soja: liquidez aumenta, mas a preços mais baixos

.........

Fonte:Embrapa/divulgação

Produtores têm ofertado maiores volumes do grão, com o objetivo de liberar espaço nos armazéns

Os preços da soja caíram no mercado interno nos últimos dias, refletindo as estimativas de aumento dos estoques de passagem da oleaginosa no País.

Além disso, segundo colaboradores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), parte dos produtores, principalmente do Centro-Oeste, tem ofertado maiores volumes do grão, com o objetivo de liberar espaço nos armazéns para o milho.

Nesse cenário de aumento de oferta, tradings aproveitam para adquirir um maior número de lotes para completar cargas, visto que o ritmo das exportações esteve aquecido nas duas primeiras semanas de agosto, elevando a liquidez no mercado doméstico.

Apesar do movimento de baixa, a redução dos preços da soja no mercado interno foi limitada pela firme demanda externa, que impulsionou os prêmios de exportação no Brasil.

Entre 11 e 18 de agosto, o Indicador da soja Esalq/BM&FBovespa Paranaguá registrou queda de 1,63%, a R$ 69,48 por saca de 60 kg no dia 18. O Indicador Cepea/Esalq Paraná recuou 0,75% no mesmo período, fechando a R$ 63,71 por saca de 60 kg na sexta, dia 18.

Fonte : Canal Rural