.........

MERCADO E CIA – ECONOMIA – Mercado reduz projeção de crescimento da economia para 0,39%

.........

Fonte:Marcos Santos/USP Imagens

Esta foi a terceira vez seguida que a expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) caiu

O mercado financeiro reduziu a projeção para o crescimento da economia neste ano, pela terceira vez seguida. A estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu de 0,40% para 0,39%.

Para 2018, a projeção para o crescimento do PIB foi reduzida pela quinta vez consecutiva, de 2,20% para 2,10%. Essas estimativas são do boletim focus, uma publicação elaborada todas as semanas com instituições financeiras pelo Banco Central sobre os principais indicadores econômicos.

Inflação
A projeção para a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), caiu pela quarta vez seguida, ao passar de 3,64% para 3,48%, este ano.

Para 2018, a estimativa caiu de 4,33% para 4,30% no terceiro ajuste consecutivo. As projeções permanecem abaixo do centro da meta de inflação estipulada pelo governo, que é 4,5%.

Taxa básica de juros
Para as instituições financeiras, a projeção é que a taxa Selic encerrará este ano e 2018 em 8,5% ao ano. Atualmente, a Selic está em 10,25% ao ano.

Dólar
Para a moeda norte-americana o mercado projetou uma alta de R$ 3,30 para R$ 3,32 ao final deste ano.

  • Agência Brasil
  • Fonte : Canal Rural