.........

Mercado chinês avalia suínos gaúchos

.........

Com a vinda de missão chinesa para vistoriar três frigoríficos de carne suína no Rio Grande do Sul, o setor criou expectativas em relação ao escoamento da produção estocada. Suinocultores do Estado esperam há mais de um ano pela abertura de mercado chinês.
Receberão a vistoria – entre amanhã e quinta-feira – as unidades da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado, da BRF, em Lajeado, e da Alibem Comercial de Alimentos, em Santa Rosa. Para Valdecir Folador, presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), apesar de poucas unidades avaliadas, a visita é bem-vinda.
– A China é um comprador importante. Iniciando um volume de exportação positiva, supre a demanda que caiu na Rússia e na Argentina.
A China é o quarto maior comprador de carne suína, com 550 mil toneladas em 2011. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína, Pedro de Camargo Neto, avalia que a resposta deve vir até junho.
– O volume ainda é pequeno porque a relação comercial no setor está em fase de avaliação. Mas com o processo de enriquecimento e urbanização na China, deve aumentar.
A exportação para a China iniciou em novembro do ano passado, por Goiás e Santa Catarina.

Fonte: Zero Hora