.........

Mendes defende fórum de governadores em palestra

.........

PAULO GUILHERME ALVES/MP/DIVULGAÇÃO/JC
Mendes defendeu fórum de governadores que participe das discussões no Legislativo.

Mendes defendeu fórum de governadores que participe das discussões no Legislativo.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, esteve nesta sexta-feira (23) em Porto Alegre, onde realizou uma palestra no Ministério Público. Na ocasião, ele defendeu a criação de um fórum de governadores que participe das discussões no Legislativo, negocie com a União e seja ouvido pelo Judiciário em questões pontuais e polêmicas, como dívida dos estados, guerra fiscal, royalties do petróleo, piso dos professores e relações federativas, entre outros.
Conforme nota do governo gaúcho, o posicionamento agradou o governador Tarso Genro, que pretende trabalhar a ideia reunindo outros governadores no Rio Grande do Sul para que passem a participar dos debates na Câmara dos Deputados e Senado Federal.
Ele ainda afirmou que o Senado Federal, que representa os Estados na Federação, deixa a desejar neste quesito, e defendeu uma maior participação dos próprios governadores neste processo.
"A participação dos governadores tem de ser explicitada no processo Legislativo, pois depois são eles que arcarão com os gastos, haja vista questões como a dívida dos estados, guerra fiscal, royalties do petróleo e piso do Magistério", sugeriu Mendes.

Fonte:  Jornal do Comércio | Agência Estado