.........

Meio ambiente,Empreendedores Familiares Rurais – Alternativas às queimadas nos campos e técnicas de controle de incêndios para produtores rurais

.........

Brasília, 21 de agosto de 2015 – Em tempo de seca, os riscos de incêndio aumentam. Todos os anos, áreas urbanas, florestas naturais e campos são atingidos pelo fogo causado por fenômenos naturais, como raios, acidentes e cigarros acesos lançados à beira das rodovias, ou pela prática da queimada para a limpeza de áreas. Se os acidentes e os fenômenos naturais não podem ser evitados,  o descuido e as queimadas desastrosas sim.

Para prevenir incêndios, é importante que o produtor use técnicas corretas de realização de queimadas e -  o que é melhor -  novas tecnologias de produção agropecuária que dispensam o uso da queimada, o que ele tem a chance de conhecer em um  curso lançado agora pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).  As matrículas para o curso Prevenção e Controle do Fogo na Agricultura  já estão abertas no portal de educação a distânciahttp://ead.senar.org.br/ .

As aulas da primeira turma começam no próximo dia 2 de setembro. O curso é de graça e fácil de ser acompanhado até pelo celular.

Pasto limpo sem incêndio

Com esse novo curso a distância, o SENAR espera reduzir o uso do fogo na agricultura. Mateus Tavares, engenheiro agrônomo e assessor técnico da entidade explica porque. “Embora a queimada controlada seja uma prática legalmente permitida, seu uso tem efeitos negativos tanto para a nossa saúde quanto para o meio ambiente, além de causar o empobrecimento gradual do solo. Por isso, o recurso só deve ser adotado em último caso e com as devidas autorizações e cuidados para que o fogo não fuja do controle ”.

O agrônomo considera a  falta de informação  como uma das principais causas de queimadas inconsequentes. “Quem opta pela prática precisa saber como fazê-la de modo seguro, com técnicas apropriadas. Também deve tomar medidas de prevenção e controle de incêndios”. O curso da EaD Senar traça um panorama sobre os efeitos do fogo no meio ambiente, esclarece o participante sobre a legislação que trata do tema e ensina tanto técnicas de manejo e combate ao fogo, quanto práticas que substituem com vantagens as queimadas.


Assessoria de Comunicação do SENAR
Fonte : Canal do Produtor