.........

MDA realiza mutirão da documentação da trabalhadora rural em Alagoas

.........

 

Segundo o delegado do MDA em Alagoas, Estevão de Oliveira, este ano já foram realizados seis mutirões em Alagoas

O município de Estrela de Alagoas recebe a partir de amanhã (18/08), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural(PNDTR). Até o dia 21(sexta) serão emitidos, gratuitamente, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Trabalho, além da inscrição do CadÚnico do Governo Federal. Essa documentação permite o acesso as politicas públicas do Governo Federal, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf0 e o Bolsa Família.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), os mutirões têm como público-alvo trabalhadoras rurais de projetos de assentamento e agricultoras familiares. Apesar de direcionado às mulheres do campo, o PNDTR também atende homens, jovens ou adultos trabalhadores do campo. A ação é executada pelo o MDA, INCRA em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Instituto de Identificação do Estado de Alagoas.

Segundo o delegado do MDA em Alagoas, Estevão de Oliveira, este ano já foram realizados seis mutirões em Alagoas nos municípios de Senador Rui Palmeira, Palmeira dos Índios, São Miguel dos Milagres, Flexeiras, Canapi e Joaquim Gomes. Nesse mutirões foram realizados 2.962 atendimentos e emitidos 5.682 documentos.

Próximos mutirões

Em reunião realizada no último dia 12|08 no sede da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário de Alagoas ficou definida a agenda dos próximos mutirões do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR). Ainda em agosto será realizado mutirão na cidade de Anadia (25 a 27/08). No mês de setembro os mutirões serão nos municípios de Maragogi, Igreja Nova e Branquinha. Em outubro as ações do PNDTR será nas cidades Piranhas, Japaratinga e Inhapi. No mês de novembro serão realizados mutirões nos municípios São Luiz do Quitunde , Teotônio Vilela e Santana do Ipanema. Finalizando os trabalhos em 2015 acontece mutirões nas cidades de Mata Grande, Murici e Cajueiro.

Estiveram presentes na reunião de planejamento das ações/mutirões os representantes dos órgãos responsáveis pela execução do programa no Estado, Estevão de Oliveira, delegado do MDA em Alagoas, Arnaldo Firmino, coordenador do PNDTR no INCRA, Maria Vilma da Silva, articuladora do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras(MMTRP), Maria Wiliany dos Santos Melo, assessora da Diretoria do Instituto de Identificação e José Jobson dos Santos, chefe do Núcleo de Identificação e Registro Profissional do Trabalho do INSS.

Fonte :  News Google