Mais uma safrinha de milho volumosa

Liderada por Mato Grosso, a produção brasileira de milho safrinha deverá totalizar 52,9 milhões de toneladas neste ciclo 2014/15, de acordo com estimativa divulgada ontem pela Agroconsult. Além de ser superior ao volume previsto pela consultoria no início do ano (50 milhões), a nova projeção também supera o cálculo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que em seu último levantamento calculou a colheita em 49,4 milhões de toneladas.

Na opinião de produtores radicados em Mato Grosso e de especialistas como Alexandre Mendonça de Barros, do braço agrícola da MB Associados, esse crescimento poderá representar um problema. Não se sabe ainda se o governo federal terá recursos suficientes para oferecer apoio à comercialização, como tem feito nos últimos anos – acredita-se que não, dado o ajuste fiscal em curso -, e não há armazéns suficientes para estocar volumes muito expressivos.

Mais uma vez a safrinha será maior do que a primeira safra, estimada pela a Agroconsult em 30,8 milhões de toneladas em 2014/15.

Fonte:Valor | Por Camila Souza Ramos e Fernando Lopes | De São Paulo