MAIS MILHOFEIRAS E EVENTOSMILHO – DEBATE – Fórum Mais Milho começa segunda temporada em Jataí (GO)

Fonte:Roberta Silveira/Canal Rural

Mais de 400 produtores rurais acompanharam painéis com especialistas no município pioneiro no cultivo da segunda safra do cereal

Um dos municípios que mais produz milho no país foi o escolhido para receber o primeiro fórum da segunda temporada do projeto Mais Milho. Jataí, no sudoeste de Goiás, é pioneiro no cultivo do milho segunda safra. A safrinha, como muitos ainda chamam o segundo ciclo, começou por aqui no fim da década de 1980.

Mais de 400 produtores rurais acompanharam os painéis com especialistas, como o comentarista do Canal Rural Mauro Zanatta e o analista de mercado da consultoria Safras & Mercado Paulo Molinari. O evento foi comandado pelo apresentador do Rural Notícias, Márcio Fernandes.

Um dos debates foi sobre o cenário político e a influência no agronegócio. O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO), Bartolomeu Braz, lembrou que o Funrural gera grande preocupação para os produtores rurais. Braz também afirmou que é preciso manter a Lei Kandir que possibilita exportar o grão sem pagar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Outro tema discutido foi o etanol de milho. O vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, palestrou sobre a viabilidade da produção de combustível na região. Silveira afirma que as usinas conseguem produzir com milho a até R$ 40 a saca. Ele falou ainda sobre o futuro do cultivo. Disse que em até 30 anos o Brasil produzirá mais milho do que soja e que vai aumentar a produção do cereal na primeira safra.

  • Roberta Silveira, de Jataí (GO)
  • Fonte : Canal Rural