Mais de 4 milhões de processos aguardam julgamento no RS, diz CNJ

Tribunal de Justiça do estado está entre os mais eficientes do país.
Relatório avalia casos julgados, profissionais e recursos disponíveis.

Do G1 RS

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul está entre os mais eficientes do país, de acordo com um relatório do Conselho Nacional de Justiça. O levantamento "Justiça em Números" de 2014 avalia a quantidade de casos julgados em relação ao número de profissionais e os recursos disponíveis. Porém, o TJ-RS ainda enfrenta problemas: atualmente são mais de quatro milhões de processos aguardando julgamento, como mostra a reportagem do Bom Dia Rio Grande, da RBS TV (veja o vídeo).

De acordo com o CNJ, o TJ gaúcho apresenta 100% de eficiência segundo o índice de produtividade elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça. No entanto, a taxa que representa o número de processos que aguarda julgamento no estado foi de 62% em 2013. Isso significa que entraram mais casos do que o tribunal teve capacidade de julgar, aumentando a pilha de processos que esperam por uma solução.

Para o juiz corregedor do TJ-RS, para melhorar o índice é necessário incentivar formas alternativas para solução de conflitos. “Nós temos que pensar também no incentivo de políticas de métodos auto compositivos, como é o caso da conciliação e da mediação, de forma a criar uma cultura de ir ao judiciário somente quando realmente necessário”, avalia Ruy Rosado De Aguiar Neto.

As causas que envolvem cobrança de tributos, por exemplo, estão entre as principais responsáveis pela lentidão na resolução de processos.

Fonte: G1 |