.........

Lideranças defendem PAC Rural

.........

 Ministro Pepe Vargas participou de reunião do Conselhão<br /><b>Crédito: </b>  CACO ARGEMI / DIVULGAÇÃO / CP

Ministro Pepe Vargas participou de reunião do Conselhão
Crédito: CACO ARGEMI / DIVULGAÇÃO / CP

Com apoio do Estado, lideranças de movimentos do campo planejam encaminhar à União a proposta para criação de um eixo dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o setor primário no país. A ideia, que surgiu na Câmara Temática de Economias do Campo, foi apresentada pelo secretário do Desenvolvimento Rural, Ivar Pavan, ontem, em encontro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em Porto Alegre. A sugestão tem o apoio político do governador Tarso Genro.
Conforme Pavan, a necessidade de um PAC deve-se à insuficiência de recursos destinados ao meio rural. "Precisamos investir em pesquisa, universalizar a assistência técnica e extensão rural e regularizar o passivo ambiental das propriedades." O presidente da Fetag, Elton Weber, prega que o PAC agrícola seja construído, a partir de 2013, por diversos ministérios.
Questionado sobre a cobrança, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, hesitou. Ele explicou que, além de limitações orçamentárias, seria preciso também considerar responsabilidades compartilhadas entre União, estados e municípios.

Fonte: Correio do Povo