.........

Lançamento da Expointer reflete o bom momento do agronegócio

.........

Governador propôs uma reflexão política do momento que o setor vive
ANTONIO PAZ/JC

Governador propôs uma reflexão política do momento que o setor vive

A 36ª edição da Expointer foi lançada em clima de otimismo nesta quarta-feira (24), durante almoço no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, no Centro Histórico de Porto Alegre. Com a expectativa de uma supersafra para 2013/2014, que deve gerar a segunda maior safra da história e maior PIB agropecuário da história do Rio Grande do Sul, o tom do evento trouxe a perspectiva de uma feira histórica.

"É uma satisfação estarmos comemorando mais uma Expointer com um ambiente de prosperidade no Estados do Rio Grande do Sul". Com estas palavras, o governador Tarso Genro abriu o discurso, repetindo o clima otimista que permeou o evento.

Tarso aproveitou para convidar os presentes a uma "reflexão política", contextualizando o momento do Estado. "A produção destas políticas que nos leva a momentos virtuosos como este, que tem o esforço de cada um dos homens e mulheres do campo do Estado do Rio Grande do Sul e indicam que nós conseguimos  um ambiente de negociação, de trabalho comum e de aparamento de arestas", afirmou.

O evento foi aberto pelo secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e contou ainda com discursos do prefeito de Esteio, município que sedia anualmente a Expointer, e de representantes das principais entidades do setor.

O clima positivo do setor se refletiu na fala do presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Cláudio Bier, que chegou a arriscar uma projeção para esta edição da Expointer: "Acho que este ano poderemos chegar a R$ 2,5 bilhões" – valor 25% que o registrado no ano passado.

A 36ª Expointer acontecerá de 24 de agosto a 1 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Fonte: Jornal do Comércio