.........

Kátia Abreu comemora ampliação do seguro agrícola no Plano-Safra 2012-2013

.........

BRASÍLIA (Agência Senado) – A senadora Kátia Abreu (PSD-TO) comemorou em Plenário, nesta terça-feira (3), a ampliação do seguro agrícola no Plano-Safra 2012/2013 anunciado pelo governo federal no final da semana passada.  Com a mudança, a cobertura às plantações passa de 5%, em 2011, para 20% este ano.
Kátia Abreu disse que o aumento da área segurada das lavouras no Brasil representa uma quebra de paradigma na agricultura nacional e atende a uma exigência dessa atividade que se modernizou, tornando-se altamente eficiente pelo emprego de tecnologias de ultima geração.
A parlamentar informou que, enquanto nos Estados Unidos a cobertura de seguros para plantações agrícolas atinge em média 86% da área cultivada a cada ano, no Brasil apenas pequena parcela do total das lavouras conta com esse tipo de proteção.
— Estivemos em audiência, por duas vezes, com a presidente Dilma Rousseff discutindo a política agrícola nacional. Conseguimos sensibilizá-la quanto à ausência de seguro agrícola. Demonstramos a ela que não era mais possível que uma das maiores, melhores e mais baratas agriculturas do planeta trabalhasse com tanta insegurança financeira, como trabalhamos — disse a senadora.
Kátia Abreu agradeceu especialmente à ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, pelo papel fundamental que teve na ampliação da cobertura do seguro agrícola no Plano-Safra 2012/2013. Segundo a senadora, a ministra estudou o assunto profundamente e atuou junto ao Ministério da Fazenda vencendo a resistência do órgão à medida.

Fonte: O Repórter