.........

Juntos para Competir reúne mais de 400 produtores em Pelotas

.........

Produtores e técnicos de bovinocultura de corte e leiteira e ovinocultura tiveram a oportunidade de debater a situação do mercado, tecnologias e histórias de sucesso no 3º Encontro de Produtores do Programa Juntos para Competir. A atividade ocorreu ao longo dessa quarta-feira, dia 19, no Centro de eventos de Pelotas. A atividade também discutiu novidades do setor e ferramentas de gestão.

Foram oito palestras que abordaram temas como panorama e perspectivas para os produtores gaúchos; o desenvolvimento pela produção integrada; a propriedade vista como uma atividade empresarial; carne premium; compras conjuntas; e o fornecimento de carne ovina para a merenda escolar.

O técnico do Senar-RS, Antônio Aguinaga, explica que o evento tem como propósito a troca de experiências e informações entre os participantes dos grupos do projeto.  “Os produtores que estão participando são exemplos de experiências positivas. Eles trouxeram seus casos e querem ouvir um pouco as experiências para levar para suas propriedades aqueles exemplos bem sucedidos”, comenta.

O encontro contou com um público superior a 400 produtores de mais de 30 municípios diferentes.  Aguinaga destaca a qualidade dos debates, que permitiram um aprofundamento nos temas propostos. “São produtores que tem recebido acompanhamento técnico e gerencial nas suas propriedades, possibilitando um crescimento de produção e, até mesmo, um crescimento pessoal daqueles envolvidos no processo”, explica.

Para ele, esse tipo de atividade não é benéfico apenas para os participantes, mas para o programa como um todo. Os encontros permitem a unificação das ações e grupos em relação à escala de produção, possibilidades de comercialização conjunta e a aproximação de parceiros.  Há também a possibilidade de criação de novos projetos com percepções mais atuais. “O programa se enriquece  na medida que conta com a participação de um grupo grande de produtores que podem contribuir especificamente com algum segmento produtivo”, constata.

O Juntos para Competir é uma parceria entre Farsul, Senar-RS e Sebare-RS e tem como objetivo o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do estado, através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários. As ações compreendem de consultorias, cursos presenciais e palestras que aperfeiçoam aspectos de gestão empresarial, tecnologia, agregação de valor ao produto e posicionamentos para a competitividade.

Fonte: Farsul