.........

Jovens buscam apoio para evitar exôdo rural

.........

CACO ARGEMI/PALÁCIO PIRATINI/JC

Manifestação em frente ao Palácio reuniu 1,2 mil jovens do Estado

Manifestação em frente ao Palácio reuniu 1,2 mil jovens do Estado

Representantes da Juventude Rural da Fetag-RS foram recebidos, nesta quinta-feira, pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, para debater medidas de incentivo ao desenvolvimento e à permanência do jovem no meio rural. O encontro aconteceu durante a 3ª Marcha Estadual da Juventude Rural, que reuniu cerca de 1,2 mil jovens de diversas regiões do Estado.
Sobre os pleitos apresentados, Tarso afirmou que muitos já estão sendo encaminhados pelas secretarias competentes, como no caso do Plano Safra-RS, e que medidas podem ser tomadas no curto e médio prazos. O governador e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, conversaram também com os participantes que estavam em frente ao Palácio Piratini. “A pauta que vocês nos trazem nos orgulha e aumenta nossa responsabilidade, porque inverte a temática do êxodo rural e enfatiza que o jovem quer ficar no campo e viver com qualidade”, destacou o chefe do Executivo.
A coordenadora estadual da Juventude Rural da Fetag, Josiane Einloft, expôs as demandas do movimento e destacou que a pauta foi elaborada após 16 eventos de regionais, com a participação de jovens que trabalham no campo, sendo divididas em sete temáticas: Acesso à Terra, Inclusão Digital, Educação Rural e Profissionalização, Geração de Renda e Cooperativismo, Irrigação e Infraestrutura, Políticas Públicas e Cultura, Esporte e Lazer.

Fonte: Jornal do Comércio