.........

Jogo do Campo leva diversão e aprendizado à Expodireto

.........

A possibilidade de expandir os conhecimentos sobre a atividade rural a partir de novas tecnologias motivou o Senar-RS a propor uma atividade inovadora na 18ª Expodireto Cotrijal. O Jogo do Campo é uma espécie de jogo da velha gigante, em que os competidores são desafiados a responder questões propostas pelos técnicos da entidade. Cada resposta certa garante o X ou O que o jogador precisa para completar o desafio. São 35 partidas, jogadas no estilo “melhor de três”.

Cleiton Marcos Brembatti, de 34 anos, foi o primeiro vencedor. O agricultor de Constantina superou a timidez e, com o incentivo dos amigos, encarou o jogo. Ele venceu duas rodadas seguidas e saiu do primeiro dia da Expodireto com um tablet, prêmio dado aos ganhadores. "Uso a internet para procurar mais informações sobre o trabalho no campo, mas ainda não tinha um tablet. Vai ser útil na minha atividade", afirma.

Em 2016, o curso de Inclusão Digital foi o mais procurado no Senar, com 1.286 turmas. Além do incentivo a conhecer novas formas de obter informação, o jogo estimula os visitantes da Expodireto a buscar informações sobre assuntos relevantes para o meio rural. São nove tópicos: Normas Regulamentadoras 31, 33 e 35, irrigação, gestão rural, grandes culturas anuais, agricultura de precisão, bovinocultura de leite, alimentação e nutrição e saúde.

Geanne Luísa Hermes, de 20 anos, ficou empolgada ao descobrir que esses seriam os temas do jogo. Aos 20 anos, ela acaba de concluir o curso técnico em Agropecuária. Foi a avó que ficou sabendo sobre a possibilidade de ganhar prêmios e encorajou a jovem de Carazinho a participar. Ela protagonizou uma disputa acirrada com a aposentada Celi Liewos, que conta com décadas de experiência na agricultura e chegou a vencer a primeira rodada. Mas o fato de ter recém estudado muitos dos assuntos do jogo pesou a favor da jovem competidora.

"O tablet vai ser usado por todos lá em casa. Mas me inspirei no jogo e quem quiser aproveitar, vai ter que responder a algumas perguntas sobre o meio rural primeiro", diverte-se a vencedora.

Serão realizadas 35 disputas durante o evento, sete por dia. Os horários em que serão realizadas as disputas são 10h, 11h, 12h, 13h30, 14h30, 15h30, 16h30. As inscrições serão realizadas dez minutos antes de cada disputa e haverá um sorteio para escolher os dois competidores.

De acordo com o superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl, a inovação em relação às últimas participações tem o objetivo de promover, de forma lúdica, uma maior troca de conhecimentos entre os participantes e técnicos, nas diferentes áreas do conhecimento aplicadas no meio rural. “Dessa forma, o público poderá conhecer parte dos cursos e treinamentos oferecidos pelo Senar-RS no Estado”. comenta.

 

Fonte: Imprensa Sistema Farsul