.........

Itochu fecha aquisição de 50% da brasileira Naturalle

.........

A trading japonesa Itochu informou ontem que chegou a um acordo para adquirir 50% da brasileira Naturalle Agro Mercantil, que atua na produção e no processamento de soja. As companhias não revelaram o valor da transação, mas, de acordo com a agência Dow Jones Newswires, o montante estaria entre 2 bilhões e 3 bilhões de ienes (US$ 19 milhões a US$ 28 milhões).

A transação é a primeira da Itochu no segmento agrícola fora do Japão. A múlti aceitará ações transferidas pela Axial Participações e Projetos, grupo do qual a Naturalle faz parte, e também fará uma colocação privada de ações emitidas pela Naturalle para ficar com metade da empresa brasileira até o fim de 2014.

A Naturalle foi criada em 2002 pela família Landolt, que participou da fundação da farmacêutica suíça Sandoz, pertencente ao Grupo Novartis. Com 60 funcionários, a empresa tem 4 mil hectares de área própria, mas também se abastece com a produção de terceiros.

A companhia opera também plantas de processamento em Minas Gerais, Goiás, Paraná, São Paulo e Bahia. O foco é a produção de soja para consumo humano e a maior parte é exportada, especialmente para a Ásia. Atualmente, a Naturalle comercializa aproximadamente 1 milhão de toneladas de grãos por ano.

Já a Itochu foi criada há mais de 150 anos, atua em 67 países e negocia produtos de diversos segmentos além do alimentício – caso de metais, químicos e têxteis. "A Itochu pretende expandir o volume de transações envolvendo grãos produzidos no Brasil por meio da maximização de sinergias com a capacidade de vendas e de distribuição da Itochu no Japão e em outros países da Ásia", informou a trading, em comunicado.

A japonesa afirmou que planeja ampliar o volume movimentado pela Naturalle, utilizando seus "recursos de gestão" e intensificando a cooperação com parceiros no exterior. A companhia também considera investimentos em infraestrutura logística (silos e terminal portuário) e na produção de óleo de soja.

© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico.
Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3689426/itochu-fecha-aquisicao-de-50-da-brasileira-naturalle#ixzz3CuxfPDr4

Fonte: Valor | Por Fernanda Pressinott e Mariana Caetano | De São Paulo