Irga recebe semeadora de soja para várzea

Fonte:  Planeta Arroz

Serão implantadas unidades demonstrativas de cultivo de soja em microcamalhão nos municípios de Camaquã, Pelotas, Jaguarão, Dom Pedrito, Cachoeira do Sul, Eldorado do Sul, e Palmares do Su

O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Brayer Pereira, participou nesta terça-feira (25), do ato de entrega da semeadora de soja para várzea da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas KF Ltda., na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha. As duas entidades firmaram convênio de cooperação técnica para o desenvolvimento da semeadora durante a 34ª Expointer.
O presidente da autarquia afirmou que tem boas expectativas com os resultados dos experimentos, além de dar visibilidade de alternativas para outros produtores. Segundo a pesquisadora do Irga, Claudia Lange, o objetivo é chegar em regiões com maiores problemas de excesso hídrico.
De acordo com o supervisor de vendas da KF, Antonio de Souza, essa é a primeira maquina fabricada no Brasil que realiza em uma única operação a formação de elevações da superfície do solo e a semeadura de soja, denominada de microcamalhão, que beneficie os produtores interessados em cultivar soja em rotação com o arroz irrigado em áreas com drenagem superficial dificultada.
Serão implantadas unidades demonstrativas de cultivo de soja em microcamalhão nos municípios de Camaquã, Pelotas, Jaguarão, Dom Pedrito, Cachoeira do Sul, Eldorado do Sul, e Palmares do Sul.
Participaram o gerente da Divisão de Pesquisa do Irga, Sérgio Gindri, e os pesquisadores Cláudia Lange, Anderson Vedelago, Pablo Badinelli e Élio Marcolin.