Inventário de gases do efeito estufa

Eduardo Baltar, diretor da Ecofinance

Eduardo Baltar, diretor da Ecofinance

A empresa porto-alegrense Ecofinance Negócios, que completou 8 anos de atuação em novembro, está desenvolvendo importante trabalhos no setor de papel e celulose. A empresa foi contratada para desenvolver o inventário de emissões de gases do efeito estufa do ano de 2014 das operações globais da Suzano Papel e Celulose. O trabalho envolveu as unidades industriais, florestais, comerciais e de logística da empresa no Brasil, Argentina, Europa, Ásia e EUA. O contrato já foi renovado para o ano de 2015, dessa vez envolvendo também a capacitação dos colaboradores das diversas unidades e a assessoria para o reporte ao índice ICO2 da BM&F Bovespa. Para a CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba, desenvolveu o inventário e o balanço de emissões de gases do efeito estufa proporcionado pela operação em Guaíba, no ano de 2014. O trabalho foi finalizado em outubro de 2015 e contemplou as emissões proporcionadas por fontes controladas pela empresa, as indiretas pelo consumo de energia, além da logística de insumos e de produtos, dentre outras fontes que fazem parte do negócio da empresa. A captação de CO2 proporcionada pelas florestas plantadas também foi mensurada, bem como as reduções de emissões proporcionadas pela auto-geração de energia da empresa, configurando um balanço positivo para empresa.

Não terminou

O ano de 2015 será mais um ano, no Brasil, que não terminou. A conclusão é do economista-chefe e sócio do Itau-Unibanco Ilan Goldfajn. Para ele, as consequências do passado não vão terminar em 2015 e só acabarão, em 2016, se houver uma reação apropriada. "A recuperação da confiança é essencial para a retomada da economia – escreveu – mas isso deve ocorrer se e quando o nó político/fiscal for desamarrado."

TEDxLaçador 2016

Está pronta a programação do encontro TEDxLaçador 2016, que acontecerá dias 21 e 22 de maio 2016, na Quinta da Estância. Entre os palestrantes, o psicoterapeuta Flávio Gikovate, o rabino e escritor Nilton Bonder e a empresária e padeira Ana Zita. O projeto está captando patrocinadores. O TED é uma organização sem fins lucrativos com o espírito de promover ideias que merecem ser espalhadas.

Genética

O produtor gaúcho Pedro Monteiro Lopes, do Grupo Pitangueiras, recebeu o Prêmio Produtor de Genética do Ano 2015, durante o Beff Summit Brasil, em Ribeirão Preto (SP). Foi homenageado pela excelência de sua seleção e pela trajetória de seu criatório de Braford.

Cancelamento

O governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, cancelou a palestra que faria, dia 3, em Novo Hamburgo, sobre a dívida dos estados e o pacto federativo. A crise que se abate sobre o seu estado o levou a isso.

Diabetes e coração

Muitas pessoas não associam o diabetes e as doenças do coração, mas elas são interligadas e isso é uma preocupação cada vez maior dos cardiologistas, conforme informação do médico Euler Manenti, diretor do Instituto de Doenças Cardiovasculares do Sistema de Saúde Mãe de Deus. Os dados internacionais dizem que 60% da mortalidade em diabéticos são devidos a eventos cardiovasculares e a situação é extremamente preocupante, pois existem 415 milhões de pessoas com diabetes no mundo, 46% delas sem diagnóstico adequado, isto é, sem tratamento. Uma entre 11 pessoas tem diabetes e um em sete nascimentos são afetados pela doença. Mais de 540 mil crianças, no mundo, são afetadas pelo diabetes do tipo 1 e das pessoas com o mal vivem em países de baixa renda, com grande impacto no custo da saúde, sendo que 12% dos recursos devem ser investidos na prevenção e tratamento e, mesmo assim, a cada seis segundos um pessoa morre em consequência do diabetes. Hoje, dia 1, a IDF (International Diabetes Federation) apresentará a nova edição do catálogo mundial de dados sobre a doença, o que não fazia desde 2010. Os médios esperam a apresentação de novos números e alternativas para combater a doença.

COP 21

A Braskem, de Triunfo, está participando na Conferência Mundial para o Clima, a COP 21, que começou, ontem, em Paris, e durará até 11 de dezembro, com representantes de 196 países, líderes políticos, empresas, organizações não governamentais e da academia para definir ações para reduzir os riscos climáticos e se adaptar às mudanças que já estão em curso. A empresa apresentará sua estratégia e iniciativas bem-sucedidas para a mitigação das mudanças climáticas e gestão dos riscos associados, investimentos na redução de suas emissões e desenvolvimento de produtos químicos que utilizam matérias-primas renováveis e em sistemas de reúso de água, com abastecimento hídrico seguro e de qualidade.

Primavera

A Sanduicheria Primavera, que há trinta anos fideliza sua clientela com seus sabores no bairro Moinhos de Vento, mudou de endereço e renovou seu ambiente com projeto da Planobase Lubianca. A inauguração será amanhã, em espaço de 110 m2, no bairro Boa Vista.

Painel Econômico
DANILO UCHA
Painel Econômico

Fonte : Jornal do Comércio