.........

Inscrições para Conferência do Meio Ambiente seguem até dia 29

.........

Evento discutirá políticas de resíduos sólidos nos dias 31 de julho e 1º de agosto

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade segue com inscrições abertas para quem deseja participar da 1ª Conferência Regional de Meio Ambiente. O evento será realizado nos dias 31 de julho e 1º de agosto, no anfiteatro do bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e contará com palestras e discussões que abordarão questões regionais relativas às políticas municipais de resíduos sólidos.

Conforme a bióloga Daniela Silveira, são esperados participantes do setor empresarial, sociedade civil organizada e representantes de 13 municípios do Vale do Rio Pardo: Candelária, Gramado Xavier, Herveiras, Mato Leitão, Pantano Grande, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Sinimbu, Vale do Sol, Vale Verde, Venâncio Aires e Vera Cruz. As inscrições são gratuitas podem ser feitas até o dia 29 de julho pelo e-mail crmainscricao@gmail.com. As vagas são limitadas, em especial para a participação nos grupos de trabalho dos eixos temáticos.

Em ambos os dias, a programação inicia às 8 horas com credenciamento. Os debates serão norteados por quatro eixos temáticos: produção e consumo sustentável; redução dos impactos ambientais; geração de trabalho, emprego e renda; e educação ambiental. No evento, ainda serão eleitos os delegados para a conferência estadual e encaminhadas as propostas elencadas pelos grupos de trabalho, que servirão de orientação para implantação das políticas de resíduos sólidos.

“Será um espaço propício para expor preocupações e apresentar reivindicações e sugestões para aprimorar a política ambiental regional e do País. É muito importante que a comunidade esteja engajada neste processo”, destaca o secretário Raul Fritsch.

A conferência regional precede as etapas estadual (nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, em Porto Alegre) e nacional (de 24 a 27 de outubro, em Brasília). Instituída por meio do Decreto Presidencial de 5 de junho de 2003, a Conferência Nacional do Meio Ambiente ocorre a cada dois anos. Neste ano, o lema é Vamos cuidar do Brasil.

Fonte: GAZ