Impulsionado o desenvolvimento rural

Fotos: Albino Oliveira/MDA

Patrus conhece agroindústria Polpas Paraíso em Candeias do Jamari (RO)

Em visita ao estado de Rondônia, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, inaugurou a primeira agroindústria de polpa de frutas do assentamento Paraíso das Acácias, em Candeias do Jamari, nesta quinta-feira (18). Com capacidade de processar 10 toneladas por mês, a instalação, com mais de 48 metros construídos, vai beneficiar diretamente 152 famílias. 

“Esta é a segunda vez, em um pouco mais de um ano, que venho a Rondônia, e vejo que este é um estado onde a agricultura famíliar está se desenvolvendo e os assentamentos prosperando. Este é um estado onde temos perspectivas cada vez melhores nas agroindústrias, procurando agregar valor aos produtos da agricultura familiar”, afirmou o ministro ao saudar os assentados pela instalação da agroindústria.

O governador Confúcio Moura lembrou que o estado investe na agroindústria, como forma dos agricultores melhorarem de vida, agregando valor em seus produtos. “Já temos aproximadamente 700 agroindústrias no estado de Rondônia, uma demonstração viva de nosso interesse em levar a indústria pequena para os quintais, para as chácaras e para os sítios. Eu tenho certeza, onde tem agroindústria, a vida da família melhora”, destacou.

Na agroindústria Polpas Paraíso vão ser processadas manga, acerola, cupuaçu, goiaba, açaí, cajá e maracujá, que, transformadas em polpa, vão melhorar a renda e permitir lucro o ano inteiro.

Mais infraestrutura para assentamentos

Um termo de cooperação, entre o estado e o Incra, para investir na melhoria das estradas de 26 assentamentos do estado, foi firmado entre o ministro Patrus e o governador Confúcio. A iniciativa vai melhorar o escoamento da produção, facilitar o transporte escolar e melhorar o acesso a serviços públicos.

Com um investimento do governo federal de R$ 19 milhões, na melhoria de infraestrutura, vão ser beneficiadas 1.442 famílias assentadas nos municípios de Costa Maques, Vale do Anary, Primavera de Rondônia, Parecis, Nova Brasilândia, Ariquemes, Theobroma, Chupinguaia, Vilhena, Cujubim, Alto Paraíso, Corumbiara e Machadinho d’Oeste.

Mais crédito

Durante o ato no assentamento Paraíso das Acácias, também foram assinados 41 contratos de financiamento, no total de R$ 2,5 milhões, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), nas modalidades: Mais Alimentos, Pronaf A, Pronaf Jovem e Pronaf Mulher. Todos os agricultores que firmaram o contrato são assentados da reforma agrária no município de Candeias do Jamari.

Mais educação no campo

Ainda no município de Candeias do Jamari, o ministro Patrus e o governador Confúcio lançaram a pedra fundamental para a construção de uma escola família agrícola, dentro do assentamento da reforma agrária, Flor do Amazonas. Quando concluída a obra, vão poder estudar 250 jovens, dentro da pedagogia de alternância, onde o estudante passa um período na escola e outro em casa, aplicando os conhecimentos. A construção da escola no assentamento faz parte da compensação ambiental da usina hidrelétrica de Santo Antônio.

Mateus Zimmermann
Ascom/MDA

Fonte : MDA