Impostômetro atinge a marca de R$ 1,2 trilhão

Quantia foi alcançada com 14 dias de antecedência sobre a apurada no ano passado
O total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos brasileiros neste ano alcançou a marca de R$ 1,2 trilhão na manhã desta quinta-feira (06/08), de acordo com o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
Em 2014, a mesma quantia foi alcançada no dia 20 de agosto – uma diferença de 14 dias na comparação com este ano – o que mostra que o aumento da carga tributária brasileira segue em ritmo acelerado.
Para Alencar Burti, presidente da ACSP e da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), os governos precisam fazer esforços para reduzir e simplificar a política tributária brasileira.
"O que está sendo arrecadado é muito dinheiro. E causa preocupação que existam setores que querem aumentar ainda mais os gastos. Tudo isso agrava a pressão sobre a inflação", afirmou Burti.
Localizado na sede da ACSP, no centro da capital paulista, o Impostômetro tem o objetivo de conscientizar e alertar a população sobre o alto valor pago em impostos, taxas e contribuições destinados à União, aos estados e aos municípios.
Pela internet, é possível levantar os valores pagos em tributos pela população de estados e municípios brasileiros e também visualizar o que poderia ser feito com todo o dinheiro arrecadado pelos governos.

Fonte : Diário do Comércio