.........

ILPF é destaque em livro da Embrapa

.........

Christiane Congro Comas - Publicação com 393 páginas em destaque

Foto: Christiane Congro Comas

Publicação com 393 páginas em destaque

No mês de julho, foi realizado o lançamento da publicação Integração Lavoura-Pecuária-Floresta – ILPF, que veio para complementar a coleção 500 Perguntas 500 Respostas, editada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF). A organização do livro foi realizada pela Embrapa Cerrados (Planaltina/DF), em parceria com mais de 80 profissionais de inúmeras Unidades da Embrapa.
A Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS) também participa da publicação, por meio de dez profissionais da equipe de pesquisa que são autores de diversas respostas descritas no livro: Alceu Richetti, Danilton Flumignam, Fábio Martins Mercante, Germani Concenço, Gessi Ceccon, Guilherme Lafourcade Asmus, Júlio Cesar Salton, Luis Armando Zago Machado, Michely Tomazi e Rômulo Penna Scorza Junior.
Elaborado em forma de perguntas e respostas, a obra reúne uma série de informações sobre os sistemas ILPF, sua importância, formas de implantação, benefícios, particularidades regionais e principais mecanismos de ampliação da sua adoção em todo o território brasileiro. Organizado em capítulos que visam facilitar o entendimento da técnica, a partir de exemplos de práticas, de manejos e de experiências desenvolvidas em diferentes biomas. Análise econômico-financeira e transferência de tecnologias de ILPF também mereceram destaque em capítulos específicos sobre o assunto.
Além de produtores, extensionistas, pesquisadores e estudantes, a publicação atende a empresários rurais e formadores de opinião interessados em conhecer e/ou adotar adequadamente esse tipo de sistema. O livro esclarece, por exemplo, quais são os itens financiáveis e as condições para acessar linhas de crédito para projetos de ILPF, bem como as estratégias que podem contribuir para o desenvolvimento rural local e regional. Custos de produção, controle de gastos, limitações econômicas para implementação de ILPF também são assuntos abordados no novo título da coleção.
Segundo o pesquisador da Embrapa Cerrados, Lourival Vilela, um dos editores técnicos da obra, a adoção do sistema ILPF hoje no Brasil está em expansão, mas ainda é preciso avançar. Ele explica ainda que a ILPF faz parte do que se pode chamar de transição ecológica, ou seja, a substituição da monocultura pela diversidade de cultivos. "No cerrado, por exemplo, em pleno período de seca, é possível produzir carne. Isso significa que há garantia de alimento para o gado, sem perda de peso", garante. "Além disso, o sistema representa um ambiente bastante favorável, com conforto térmico para os animais".
O lançamento aconteceu durante a abertura do Congresso Mundial de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF), realizado em Brasília, em meados de julho.
Além da versão impressa, a publicação 500 Perguntas 500 Respostas ILPF já está disponível em e-book (nos formatos ePub e PDF), permitindo a leitura da publicação também em celulares, notebooks e tablets. Pode ser feito o download gratuito do e-book, a partir do seguinte endereço: http://mais500p500r.sct.embrapa.br/view/publicacao.php?publicacaoid=90000033.
Para ver os outros títulos da coleção visite o site: http://www.embrapa.br/mais500p500r.

Fonte : Embrapa