Guia de boas práticas: Quais são as práticas agrícolas que ajudam a conservar os recursos naturais da terra?

Controle biológico, integração lavoura-pecuária-floresta, manejo racional de águas são algumas dessas técnicas

por Viviane Taguchi

Divulgação/Syngenta

Existem várias práticas conservacionistas a serem aplicadas na agricultura e na agropecuária.

Para cada tipo de atividade existem práticas específicas para ser desenvolvidas, visando a conservação do solo e dos recursos hídricos. As principais delas são o sistema de plantio direto, manejo integrado de pragas (MIP), adubação verde, controle biológico, manejo racional de águas e sistemas de integração lavoura-pecuária e lavoura-pecuária-floresta (ILPF).

Todas essas práticas se aplicam à agricultura e a processos de recuperação de solos degradados (pastagens). Na pecuária, os métodos de melhoramento genético e o uso de marcadores moleculares são considerados boas práticas agropecuárias.

Sobre o Guia

O Guia de Boas Práticas faz parte do Prêmio Fazenda Sustentável. Acessando a seção "Fazenda Sustentável",você pode saber mais sobre outras práticas agrícolas sustentáveis.

Sobre o prêmio

O Prêmio Fazenda Sustentável, uma iniciativa da revista GLOBO RURAL. O objetivo é eleger as propriedades rurais que apresentem a melhor performance em sustentabilidade entre as inscritas. Abrange quatro categorias – cultivos anuais (algodão, milho, soja, trigo, arroz e feijão), cultivos perenes e semi-perenes (café, laranja e cana), pecuária (gado de corte) e floresta plantada (pinus e eucalipto).
As inscrições podem ser feitas pelo site fazendasustentavel.com.br até o dia 20 de agosto. Os candidatos aprovados nesta etapa passam para a segunda fase, também online e mais detalhada, que começará no dia 21 de agosto e vai até o dia 15 de setembro. A terceira etapa consiste numa visita técnica às fazendas finalistas.
A metodologia para a avaliação e seleção dos premiados foi elaborada por especialistas em sustentabilidade da Fundação Espaço ECO e do Rabobank e contempla os pilares ambiental, social e econômico. Basf, Jonh Deere e Rabobank patrocinam o evento.

Editora Globo

Fonte: Globo Rural